Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Califórnia lança "ciclovia do vinho"

A Auto-estrada 29, no vale de Napa, pode fornecer o cenário deslumbrante na medida que ela passa por alguns dos mais belos vinhedos e adegas do mundo, mas não é nenhum paraíso para os ciclistas.

De acordo com o condado de Agência de Transporte e Planejamento do Napa, o Napa Valley tem a taxa mais alta de acidentes de bicicleta em nove municípios da baia de San Francisco.

Tendo em vista esses problemas, o governo local planeja construir uma ciclovia de 44 milhas (71 quilômetros) na região, que além de ajudar os ciclistas, servirá como instrumento para aqueles que são adetos do enoturismo. "Todos achavam que nós precisávamos disso", afirma Chuck McMinn, proprietário do vinhedo 29 e diretor executivo do
Napa Valley Vine Trail Coalition.

Quando concluída, a trilha proposta seguirá do final do terminal ferroviário, em Vallejo até Calistoga, servindo como opção de conexão para os visitantes de São Francisco e do leste da baía, além de servir como alternativa de tranporte ecologicamente correto para moradores e turistas.

7,5 milhas da pista já estão em uso. Em 22 de outubro, os funcionários inaguraram o primeiro setor oficial da pista, o "Yountville Mile", que se estende de uma extremidade de Yountville para o outra. O caminho oferece um túnel de árvores e vista panorâmica das colinas e vinhedos, e está aberto para patinadores sobre rodas, bicicletas, pedestres e, até mesmo, animais de estimação.

O custo estimado da pista será de R $ 10 milhões ao longo de 10 anos, com um custo de manutenção anual de cerca de 15.000 dólares por quilômetro. A maioria do financiamento para a milha Yountville veio do governo federal.


Fonte: Revista Adega, 25/11/2010

Projetos de Cicloturismo Assistido aqui.

Nenhum comentário: