Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Ciclomobilidade Teresina

Capital Brasileira das bicicletas (maior participação das bicicletas nas viagens diárias na cidade: 12 a 14% dos deslocamentos são feitos de magrela), Teresina faz jus ao seu título, com inúmeros ciclistas circulando todos dias, principalmente nos horários de pico. Com aproximadamente 50km de ciclovias entra num patamar interessante no cenário Brasileiro. O grande perfil dos ciclistas Teresinenses ainda são os operários da construção civil e pessoas autônomas, porém, diferencia-se das demais capitais pelo número de mulheres e adolescentes pedalando no dia a dia.

É de se impressionar quando se vê pelotões de 10 a 15 ciclistas indo para o trabalho ou voltando para suas casas, é ainda maior essa emoção na ponte João Luis Ferreira, popularmente conhecida como Ponte Metálica. Dezenas e mais dezenas de ciclistas circulando a todo minuto, homens e mulheres das variadas idades.

Apesar desse panorama, a cidade ainda não oferece um nível de qualidade interessante para valorizar os atuais ciclistas e cativar alguns potenciais. As ciclovias da cidade, infelizmente não estão em bom estado de conservação, mas suas melhorias são simples e de baixo custo, basta o interesse do poder público e a vontade dos seus moradores.

Fonte: Pedais pelo mundo, s.d.

Nenhum comentário: