Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Infra-estrutura ciclística beneficia ciclistas idosos

As chances de que os ciclistas idosos são feridos em um acidente são 3,2 vezes superiores aos dos ciclistas não-idosos. Este aumento do risco não é tanto causado por um maior grau de envolvimento em acidentes, mas principalmente pela sua maior fragilidade, como demonstra uma pesquisa da organização holandesa Fietsersbond.

Quanto mais as pessoas idosas pedalam, menor fica - em média - o risco delas se ferirem num acidente. As explicações para este fato podem ser encontradas na prática mais freqüente da pedalada e a experiência dos idosos que se deslocam mais de bicicleta, assim como possivelmente uma melhor infra-estrutura local, o que vem sendo mais seguro e estimulante para os idosos utilizarem a sua bicicleta.

De todos os fatores estudados dois têm um impacto comprovadamente negativo sobre a segurança dos ciclistas idosos: os níveis de ruído (na rua) e os obstáculos impostos pelo tráfego (uma medida do movimento na rua). Com base nisso a Fietsersbond conclui que as pessoas idosas, entre 60 e 74 anos de idade, que desejam andar de bicicleta, devem ser estimuladas a continuar fazendo isso enquanto possível. Para as pessoas com 75 anos ou mais, pode ser necessário oferecer uma capacitação específica, que pode ser promovida pela escola da bicicleta da Fietsersbond.

Além disso, um clima melhor para andar de bicicleta, especialmente uma infra-estrutura pró-bicicleta melhor, resulta num uso maior de bicicletas e riscos mais baixos, especialmente para os idosos. A separação das redes viárias para bicicletas e automóveis e ciclovias mais largas também contribuem para a segurança dos ciclistas idosos.

Fonte: Fietsersbond, 21/05/2010

Nenhum comentário: