Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

O Ciclomovel Brasil 2014 tem tudo para dar certo em Teresina

Teresina continua referência histórica

Nos últimos dez anos o Centro de Teresina vem passando por constantes mudanças estruturais e de restauração da memória artística e urbana. É difícil passar por algum ponto e não presenciar obras realizadas em praças, ruas, iluminação pública, calçamento e de melhoramento no tráfego de veículos. O Centro sempre foi alvo de transformações e foi símbolo de várias épocas. Começou como moradia, passou para ponto de cultura e agora abriga um comércio cada dia mais pulsante.

As intervenções são necessárias para o desenvolvimento de qualquer cidade. De acordo com Carmem Neudélia, coordenadora do programa de re-qualificação do Centro de Teresina, da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), há 20 anos já se discutia a necessidade de mudanças estruturais para o Centro para que ele não se esvaziasse. Ela diz que nesta época a população residente começou a se instalar em outros locais da cidade e a desenvolver o comércio. Por isso, os gestores decidiram criar planos estratégicos manter a população no local de origem.


“Começou a se pensar sobre o trânsito, manutenção das praças, logradouros e o

desenvolvimento da rede de comércio com espaço planejado e de fácil acesso a todos, oferecendo melhores condições de permanência. A princípio teve-se crescente o comércio informal, do qual as pessoas montavam seus pontos de maneira aleatória e isso foi crescendo progressivamente e apareceram os problemas. A mobilização dos pedestres pelas ruas começou a ficar difícil, já que as bancas foram tomando conta do espaço, prejudicando os proprietários das grandes lojas”, comentou Carmem Neudélia.


Ela afirma que na confecção da agenda 2015, que prevê a intervenção em pontos estratégicos, durante a gestão do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi arquitetada, junto com a sociedade, a organização do comércio assim como sua requalificação, no ano de 2001. Foi neste período que se discutiu a necessidade de remoção dos trabalhos informais das ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes para um ponto específico para a prática mercantil, pois já se notava um inchaço de comerciantes que interrompia o fluxo de pessoas. Com isso, houve o processo de diálogo entre a prefeitura e eles.


Este espaço foi denominado posteriormente de Shopping da Cidade, que em junho deste ano completa um ano de inauguração. Neste espaço trabalham 2.000 micro-empreendedores. “A idéia era criar um espaço que fosse localizado no Centro da cidade e possibilitasse ao teresinense maior comodidade em fazer suas compras e garantisse a sobrevivência e sustentabilidade dos trabalhadores. Foram três anos de negociações e a transferência das ruas para o shopping foi feita de forma pacifica. Hoje, o Shopping da Cidade possui a estrutura dos grandes shoppings de qualquer capital com serviços bancários e de supermercado, por exemplo”, mencionou a coordenadora de programa de Requalificação do Centro, Carmem Neudélia.


Após a retirada dos camelôs, dá-se início ao processo de revitalização na extensão das ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes que foram liberadas para o tráfego de veículos, gerando muita controvérsia entre a população já acostumada a transitar por ali sem a presença carros. “Toda mudança propicia resistência. O que é normal. O trânsito neste trecho é disciplinado e bem sinalizado e com acessibilidade para as pessoas que tenham dificuldade de locomoção. Estamos agora nos reajustes finais onde teremos a colocação do piso tátil”, observou Carmem Neudélia.


Fonte: ClicaPiaui, 30/05/2010

Nenhum comentário: