Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Por que ELAS pedalam - e por que ELAS não pedalam

Em Amsterdã se diz que andar de bicicleta é como respirar - todo mundo faz e ninguém reflete muito sobre isso. As crianças aprendem a andar de bicicleta antes que estão na idade escolar - elas sobem na bicicleta e pedalam (sem capacetes) para a escola, com ou sem supervisão dos pais. Mas não estamos em Amsterdã, e especialmente as mulheres têm uma infinidade de razões por que elas não andam de bicicleta.

Para chegar às razões mais iminentes das mulheres por que elas (não) pedalam a APBP - Association of Pedestrian and Bicycle Professionals (EUA) fez uma pesquisa na internet sobre as atitudes em relação à bicicleta. Segundo a rede social, 7.300 mulheres já responderam ao questionário que será disponível até o próximo dia 15 de maio.

Algumas idéias já surgiram e que é surpreendente é que a principal razão (90% das entrevistadas) por que as mulheres pedalam é pelos benefícios à saúde. Os benefícios à saúde são definitivamente importantes - e simplesmente fantástico que a saúde é a razão mais mencionada para andar de bicicleta. E o que é ainda mais surpreendente é que (pelo menos nos números de Nova York), não é preciso pedalar ou caminhar tanto para ter um efeito positivo.

"Se mais mulheres e meninas andassem mais de bicicleta para mais lugares com mais freqüência, elas poderiam alcançar uma saúde melhor, tendo um impacto muito positivo em sua comunidade e no meio ambiente", diz Kit Keller, diretora-executiva da APBP.

A segunda razão mais importante por que as mulheres pedalam é por estar ao ar livre (88% das respostas). Esta é também uma razão importante, porém um pouco irônico, pois muitas mulheres não-ciclistas mencionam as condições externas (por exemplo, o tempo) como principal motivo para não pedalar.

Não é preciso ser ciclista competitiva, basta ser uma ciclista "comum" que inicialmente não gosta de tempo ruim. Mas com o tempo percebe-se que se prefere ficar pedalando mesmo com tempo ruim e devidamente vestido do que usar qualquer outro meio de transporte, inclusive andar a pé.

Isso provavelmente é o motivo porque 73% das respostas consideram o ciclismo um redutor de tensão e do stress. Pedalando eu tenho muito mais liberdade mental do que dirigindo um carro. E é exatamente este tipo de liberdade que o corpo e uma parte do cérebro necessitam. E ainda resta um pouco de espaço no inconsciente para gerar novas idéias e refletir e resolver problemas antigos.

As últimas duas razões mais populares - de acordo com a pesquisa da APBP - por que as mulheres pedalam, são “economizar dinheiro” (72%) e “fazer sua parte para proteger e preservar o meio ambiente” (70%). São razões bastante abstratas e secundárias em comparação ao puro prazer de andar de bicicleta (o que pode aparecer bastante abstrato para quem não anda de bicicleta), combinando diversão com a necessidade por transporte. No entanto, o item "transporte divertido" não era opção de escolha na pesquisa.

O estudo, cujo relatório final será emitido em maio, também não inclui uma opção para a categoria de "mostrar seu senso de estilo" para justificar a escolha pela bicicleta. Aos homens, esta escolha pode parecer um absurdo - talvez às mulheres acostumadas com competições esportivas também. Para muitas mulheres, no entanto, já é um desafio de escolher a roupa adequada para andar de bicicleta na cidade.

O futuro de andar de bicicleta no âmbito urbano é importante para a qualidade de vida das cidades. O levantamento da APBP é um documento importante para superar os obstáculos de levar e manter as mulheres utilizando a bicicleta. Por isso será muito interessante ver este mês a análise dos dados porque as mulheres não pedalam. A segurança, como sabemos, é um grande obstáculo, mas existem também outas exigências, como mostra o blog de Mary Newsom (Charlotte/ EUA):

1. Ciclovias seguras suficientemente amplas para não sentir nenhum perigo de colocar sua vida em risco.
2. Uma proteção de corrente para que ela na suje a roupa de trabalho.
3. Um lugar adequado para tomar um bom banho no local de trabalho.

Fonte: treehugger, 12/04/2010

Nenhum comentário: