Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Cicloturistas e suas percepções ambientais

A bicicleta proporciona uma forma intensa de perceber o ambiente por causa das características de seu movimento como sua baixa velocidade, ausência de barulho de motor e trabalho físico do corpo. Um cicloturista, ao percorrer os mais variados tipos de vias, tem a oportunidade de degustar, ouvir, cheirar, ver e sentir intensamente a paisagem. A rica experiência apresenta-se como uma maneira peculiar de vivenciar o ambiente, interagir com as pessoas que nele habitam, aprender sobre a região e descansar da vida cotidiana.

A viagem de bicicleta proporciona ao cicloturista uma forma peculiar de conhecer lugares e pessoas. Ao percorrer diversos tipos de estradas, relevos, vegetações, climas e cidades, os cicloturistas percebem o ambiente diferentemente de qualquer outro tipo de turista por causa das características do movimento peculiar à bicicleta. Trata-se de uma rica experiência em que o mundo é percebido intensamente pelo sentir, ver, cheirar, degustar e ouvir dos viajantes.

A paisagem dá vida à experiência. As serras e as matas; os rios; os sítios e os sitiantes; o vento, a chuva, o calor e o frio; as pequenas cidades, as pessoas e suas histórias proporcionam cor, sabor, textura, som e cheiro à viagem.

A viagem possibilita aos cicloturistas uma intensa interação com o ambiente. A bicicleta não tem teto, janelas ou o barulho do motor que os distanciem do seu entorno. Ela os obriga, de forma prazerosa, a sentir a neblina do amanhecer, o calor do meio dia, a chuva da tarde e o frio da noite; a ver o relevo, a fauna, a flora e as pessoas; a ouvir os rios, os pássaros, as músicas dos quintais e os centros das cidades; a degustar a poeira da estrada, o suor do rosto, o pastel da venda, o feijão feito na hora e a carne de panela bem temperada.

Fonte: Júlio Resende, 2008

Nenhum comentário: