Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Desabafo do bloguista Rafael Marinho

Pra andar de bicicleta

Vocês sabiam que Teresina tem um monte de ciclovias? A cidade é a 4º no Brasil que mais tem ciclovias. Eu mesmo quase já ganhei uma bicicleta, mas acabei trocando o presente por uma porrada de DVDs e livros. Por quê? Dia desses conversei com a coordenadora do curso de Arquitetura da UFPI, a professora Nícia e ela me contou que as ciclovias não se ligam.

Ou seja, são várias vias que acabam não se encontrando. Tem ciclovia na Miguel Rosa, no Mocambinho, na Av. Kennedy na zona Leste, mas nenhuma delas se interligam pra poder formar um todo. Isso significa que, se eu for lá pro centro da cidade de bicicleta, terei que enfrentar o trânsito de Teresina, muitos motoristas ''bons'' e os ruins, além dos ônibus. Então, não adianta ter várias ciclovias se elas não são pensadas como uma rede, uma estrutura que me leve, com segurança, de um lugar a outro, sem ter que disputar lugar com os carros.

Troquei meu presente também por causa do calor. Andar de bicicleta meio dia não parece ser algo tentador. Melhor pagar 2 reais de ônibus e ir na sombra. O ruim é que o calor tende só a aumentar. Vender mais carros é um problema, construir mais passagens para carro é outro problema. Vá lá, Teresina não é uma cidade gigantesca, mas o que fazemos? Abrimos espaço no centro para carros poderem trafegar. Construimos uma ponte para desafogar o trânsito e consequentemente dar espaço para mais carros. Fazemos mais prédios e mais ilhas de calor.

Tudo isso porque Teresina tem uma caracteristica muito interessante: Teresina não tem identidades muito fixas e acaba copiando o que parece certo. Exceto que ir pelos outros não é lá grande coisa. Então, preu poder andar de bicicleta, preciso de boas ciclovias interligadas e para combater o calor, uma política que desestimule a compra de carros. O que tem gente sozinho que usa um carro pra se locomover é brincadeira. Uma pessoa acaba ocupando o espaço de um carro... Precisamos também de transporte público de qualidade, com uma passagem justa, bons pontos de ônibus e espaço para andar. Sim, já viram como a Av. Frei Serafim já tá quase sem calçadas?

Mas, sinceramente, depende das nossas políticas tão conservadoras e infelizes, que não pensam senão a curto prazo, meu sonho tá longe...

Fonte: Blog do Rafael Marinho, 29/06/2010

Nenhum comentário: