Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Exemplo de Porto Alegre

Saúde trabalha de bicicleta no Lami

Agentes dão assistência a moradores de área distante da Capital

Para dar assistência a moradores de uma área distante da Capital, agentes comunitárias de saúde apelaram para as populares magrelas.

Para percorrer as longas estradas do Extremo Sul da Capital, as agentes comunitárias da Unidade de Saúde da Família (USF) Paulo Viaro, localizada na Estrada do Lami, ganharam novas companheiras de trabalho: bicicletas. De acordo com Fabiano Barrionuevo, um dos médicos das equipes mantidas pelo Hospital Moinhos de Vento, algumas agentes precisariam caminhar mais de 5km para atender as famílias.

– O hospital optou pelas bicicletas por ser uma região com áreas rurais distantes. Seria impraticável a pé – relata o médico.

- Perigo são os leitões

Antes da saída para as visitas, uma parada no armário para conferir se não faltam os equipamentos. Então, com garrafas d’água, mochila e capacete, as oito funcionárias atravessam vias de chão batido e propriedades rurais em busca dos pacientes. É o caso de Daiane Micheli, 27 anos, que faz atendimento nos arredores da Avenida Boa Vista, a 6km do posto, a área mais distante.

– Por lá, não são os cachorros que nos correm, mas os leitões e as galinhas – conta Daiane.

- Dificuldade para ir ao médico

Uma das famílias atendidas por ela é a do agricultor Setembrino dos Santos Oliveira, 59 anos. A casa dele é a última de um dos becos próximos da Avenida Boa Vista, uma área quase deserta. Morando no local há 20 anos, Setembrino revela que poucas vezes foi ao médico. Primeiro, pela distância. Antes da criação da USF Paulo Viaro, o posto mais próximo ficava distante mais de 10km. Segundo, porque tem dificuldades para caminhar desde que quebrou a perna esquerda.

- “Que maravilha, meu Deus!”

Ao saber que agora teria uma equipe de USF para lhe atender, ele não se conteve:

– Que maravilha, meu Deus! Médico aqui sempre foi uma dificuldade. Agora, parece que a solução chegou.

Fonte: Diário Gaúcho, 02/06/2010

Nenhum comentário: