Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Prefeitura inicia estudos para elaboração de novo Plano Diretor

A Prefeitura de Teresina está iniciando uma série de estudos e avaliações para a elaboração de um novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a capital. O trabalho será feito com base no programa Agenda 2015, desenvolvido entre 2001 e 2002 e que está em andamento desde sua criação.

Segundo a coordenadora da Agenda 2015, Carmem Neudélia, uma equipe técnica irá avaliar as ações planejadas que foram executadas ao longo do tempo e as que não puderam ser feitas. “A cidade está em constante transformação e estes estudos servem para identificar o quanto Teresina se desenvolveu e o que precisa ser feito de agora em diante”, explica Carmem.

Para o prefeito Elmano Férrer, a revisão da Agenda 2015 vai possibilitar o lançamento de novos alvos para a capital. “Queremos atualizar o plano de desenvolvimento de Teresina lançando novos alvos e estratégias que contribuam para a construção de uma Teresina saudável e moderna. Esse trabalho vai ser feito de forma participativa, com a contribuição da população. Iremos envolver instituições, conselhos, associações de forma a projetar a Teresina que queremos para os próximos 15 anos”, declarou o prefeito.

O secretário executivo de Planejamento, Carlos Afonso, ressaltou que a atualização do plano diretor irá seguir uma metodologia que irá permitir avaliar o cenário atual, fazer um diagnóstico da cidade, fixar uma visão e traçar um plano bem definido. Ele informou ainda que várias temas e áreas serão estudados por especialistas para indicarem as ações que devem ser executadas.

“Para construção deste novo plano vamos discutir áreas como saúde, educação, assistência social, segurança, infraestrutura, urbanização, cultura, lazer e outros. Tudo será abordado em fóruns e reuniões temáticas para levantarmos as propostas que serão executadas”, finalizou.

Fonte: 180graus, 02/07/2010

Que maravilha, ai não poderá faltar a bicicleta, sendo uma promotora da sáude (atividade física), educação (para o meio ambiente), assistência social (acesso garantido para toda cidade para todos), segurança (nas ciclovias e vias secundárias), infra-estrutura (mais ciclovias chamarão mais ciclistas), urbanização (onde tem bicicleta tem vida urbana), cultura (Teresina - Capital da bicicleta com mais de 12% das viagens diárias feitas pela magrela), lazer (cicloturismo e passeios) e outros (tem muito mais que isso).

Nenhum comentário: