Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Bicicleta com GPS permite que usuários guardem o equipamento em qualquer ponto da cidade

Com o objetivo de facilitar a vida de quem opta pelo transporte alternativo, um grupo de Nova York criou um sistema de empréstimo de bicicletas chamado Social Bicycles. Ao contrário de serviços como Bicing, de Barcelona ou o UseBike, em São Paulo, em que os usuários podem fazer o empréstimo e entrega das bicicletas em postos, presentes geralmente em estações de metrô, o Social Bicycles permite que os ciclistas deixem os equipamentos em qualquer ponto da cidade.

As bicicletas possuem um GPS conectado ao aparelho celular dos usuários e um cadeado. Dessa forma, eles conseguem encontrar a bicicleta mais próxima e quando terminam de usá-la, prendem em algum lugar para que o próximo ciclista tenha acesso ao equipamento.

De acordo com os criadores do sistema, ele sai mais barato que os serviços convencionais de aluguel de bicicleta. Enquanto o custo de uma bicicleta de aluguel em Londres fica em aproximadamente US$ 3 mil dólares, o custo de uma bicicleta do Social Bikes, já com o kit de localização instalado, sai por US$ 500.

O grupo criador da ideia deverá lançar um programa piloto para a cidade de Nova York ainda este ano.

Fonte: Olhar Digital, 16/08/2010

Soluções modernas para o trãnsito nas cidades aqui.

Nenhum comentário: