Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Copenhagen Wheel. A roda que poupa energia para momentos mais difíceis

A engenhosa roda, obra de uma equipa de estudantes norte-americanos do MIT, chama-se Copenhagen Wheel” por ter sido fruto de inspiração na cidade dinamarquesa. Quando instalada numa bicicleta, esta roda permite gerar energia eléctrica ao pedalar, energia que depois é aproveitada quando o esforço é mais exigente para o ciclista, seja em subidas ou em distâncias longas.

A inovação permite assim que um transporte mecânico se transforme, ainda que momentaneamente, num veículo eléctrico. E tudo isso controlado por uma interface do iPhone conectada à bicicleta. A ideia foi premiada pelo fomento ao transporte sustentável que acarreta, tornando a bicicleta um meio de transporte viável para cada vez mais pessoas.

A “Copenhagen Wheel” ganhou o prémio James Dyson na sua primeira fase, apenas de invenções relativas a estudantes americanos, e vai agora competir com ideias de todo o mundo para o prémio final de 30 mil dólares (cerca de 23 mil euros), a repartir entre a equipa e a escola, que será anunciado a 5 de Outubro.

Fonte: Ionline, 12/08/2010

Nenhum comentário: