Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Houston vai do Piauí para todo o Brasil de bike

O mercado brasileiro espera produzir e vender aproximadamente 6 milhões de bicicletas em 2010. A Houston tem hoje 12% de participação neste cenário e espera chegar a 15% até o final do ano.

A empresa ainda nem entrou na fase da pré-adolescência, pois completa 10 anos neste mês, e já desponta como a que possui a fábrica mais verticalizada das Américas. “Isso significa que além de montar, vender e distribuir, conseguimos produzir mais de 40 componentes necessários para a fabricação de uma bicicleta”, explica Zé Luis, gerente industrial da Houston.

Uma bicicleta é composta por mais de setenta componentes. A fabricada na região industrial de Teresina é 78% feita com peças importadas. Entre os fornecedores internacionais da Houston estão China, Índia e Europa, sendo que o continente europeu se encarregada dos componentes das bikes mais elitizadas.

A fábrica tem capacidade de produzir 1 milhão de bicicletas por ano. Em 2009, produziu 650 mil, neste ano espera bater as 900 mil unidades.

Linha de montagem

Linha de montagem: a hora da adesivação da marcaUma bike a cada seis segundos. Esse é o tempo médio de fabricação de uma magrela na fábrica da Houston que possui 111 mil m2, sendo 41 mil m 2 de área construída.

Lá trabalham cerca de 800 pessoas e esse número pode chegar a 1.000 até o final do ano. “O segundo semestre é mais forte, pois a bike é um produto sazonal e se fortalece no Dia das crianças e Natal, por isso para essas datas é necessário dobrar a produção”, revela Zé Luis.

Hoje, a Houston produz 3 mil bikes por dia. Até o final do ano, serão 5 mil a cada 24 horas. A produção dividi-se basicamente em três setores: solda, pintura e montagem.

A fábrica é altamente automatizada. O setor de solda, por exemplo, tem cerca de 60% da sua produção funcionando dessa maneira. Apenas o final do processo é manual.

Já os processos do setor de pintura são realizados basicamente sem intervenções de máquinas. A montagem é bem dividida e possui cerca de 3 km de linha aérea na fábrica. “O setor que produz as rodas não para nunca, são três turnos que completam 24h de trabalho para dar conta da demanda”, conta o gerente industrial da empresa.

O local contém ainda uma ampla área onde estão estocadas mais de 35 mil bicicletas prontas. Se somadas aquelas que estão no Centro de Distribuição da empresa em Jundiaí (SP), esse número sobe para 55 mil bikes. “Tudo o que está no estoque e em produção será vendido até o final do ano. Já temos muitos pedidos”, comemora Zé Luis.

Meio ambiente

Andando pela fábrica percebe-se nas áreas de convivência dos trabalhadores diversas latas de lixo recicláveis. Além disso, segundo o gerente industrial, as preocupações ambientais não param no incentivo a boas ações dos trabalhadores. A empresa também faz a sua parte. “Todos os resíduos da fábrica são controlados”, garante o gerente industrial.

No setor de pintura, por exemplo, ele conta que o excesso utilizado de tinta e água vai direto para uma estação de tratamento.(veja o vídeo)

Exposição no varejo

João Claudino Júnior, diretor da empresaA Houston hoje está presente em cerca de 30 mil PDVs em todo o Brasil. Cativar o varejo, que representa 60% das vendas de bicicleta no País, sempre foi uma tática da empresa.

Mais de 1.700 varejistas já visitam a fábrica da Houston em Teresina desde a sua inauguração. “O meu objetivo é me fazer cada vez mais presente nas principais redes de varejo do Brasil”, revela João Claudino Júnior, presidente da Houston e presidente do Conselho de Administração do Grupo Claudino.

O faturamento atual da Houston representa de 4% a 5% do total conseguido pelo Grupo Claudino e SOCIC ( o qual pertence) que fechou o ano passado na casa dos R$ 100 milhões.

O crescimento de faturamento estimado pela Houston é de 40% a mais do que o ano passado, e espera-se um aumento de 12% no ticket médio. Nesse cenário o nordeste representa 33% do faturamento total, o restante espera-se conseguir por meio das demandas do sudeste, principalmente.

“Sempre tivemos uma penetração fácil nos pequenos e médios varejistas do nordeste, são eles que começam a fazer a sua marca” relembra João Claudino Júnior ao destacar que mesmo de olho no sudeste, não deixará de investir na sua região.

A empresa definitivamente passa por um momento de expansão. Para o final de 2011 está programada a inauguração da segunda fábrica da Houston em Manaus. Segundo o presidente da empresa, o local foi escolhido pela conhecida generosidade dos incentivos fiscais da região.

Fonte: No Varejo, 16/08/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: