Teresina ainda é uma cidade relativamente pequena para já apresentar tantos problemas de trânsito. Quem dirige pelas ruas e avenidas da capital sabe como tem sido difícil chegar com facilidade ao lugar desejado. São engarrafamentos constantes,
ruas estreitas, carros estacionados de forma irregular atrapalhando a passagem de outros veículos e uma sequência de outros problemas que estressam os motoristas e fazem muita gente perder tempo quando a fluidez do trânsito poderia ser muito melhor.
O prefeito Elmano Férrer assumiu o cargo prometendo construir viadutos e novas formas de fazer com que o teresinense não fique angustiado quando precisar sair de casa em seu carro. É evidente que o resultado de suas promessas ainda não pode ser cobrado, uma vez que as obras planejadas demandam de tempo para a elaboração dos projetos, em seguida para a tramitação desses pedidos de financiamentos junto aos órgãos federais e, depois disso, para a realização das respectivas licitações e somente após isso a efetiva construção dos equipamentos urbanos que precisam ser feitos.
No entanto, é preciso que ocorra uma intervenção da Superintendência Municipal de Trânsito e do Departamento Estadual de Trânsito para que sejam feitas campanhas educativas no sentido de conscientizar os motoristas sobre o que é permitido e o que não pode acontecer no trânsito. Avenidas de grande movimento como a Frei Serafim, a Miguel Rosa, a João XXII, a Homero Castelo Branco e as principais vias dos bairros, como as do Dirceu Arcoverde, do Parque Piauí e do Mocambinho, não podem comportar estacionamentos de carros em suas pistas.
Um carro parado significa um sofrimento, pois geralmente essas vias possuem duas pistas exatamente para que dois carros circulem um ao lado do outro. Se uma dessas pistas fica ocupada por um veículo estacionado, é claro que somente um carro vai passar, atrasando a tudo e a todos.
Outro fator que precisa ser observado é a velocidade desenfreada desenvolvida por alguns motoristas, que imaginam serem pilotos de Fórmula 1. O problema de trânsito em Teresina é estrutural, mas é também fruto da incompetência dos motoristas. Há bons condutores, mas grande parte deles parece que nunca frequentou uma autoescola. E, se foi, não prestou a atenção necessária às aulas.
Fonte: Jornal O Dia, 26/08/2010
Projetos para melhorar o trânsito aqui.
ruas estreitas, carros estacionados de forma irregular atrapalhando a passagem de outros veículos e uma sequência de outros problemas que estressam os motoristas e fazem muita gente perder tempo quando a fluidez do trânsito poderia ser muito melhor.
O prefeito Elmano Férrer assumiu o cargo prometendo construir viadutos e novas formas de fazer com que o teresinense não fique angustiado quando precisar sair de casa em seu carro. É evidente que o resultado de suas promessas ainda não pode ser cobrado, uma vez que as obras planejadas demandam de tempo para a elaboração dos projetos, em seguida para a tramitação desses pedidos de financiamentos junto aos órgãos federais e, depois disso, para a realização das respectivas licitações e somente após isso a efetiva construção dos equipamentos urbanos que precisam ser feitos.
No entanto, é preciso que ocorra uma intervenção da Superintendência Municipal de Trânsito e do Departamento Estadual de Trânsito para que sejam feitas campanhas educativas no sentido de conscientizar os motoristas sobre o que é permitido e o que não pode acontecer no trânsito. Avenidas de grande movimento como a Frei Serafim, a Miguel Rosa, a João XXII, a Homero Castelo Branco e as principais vias dos bairros, como as do Dirceu Arcoverde, do Parque Piauí e do Mocambinho, não podem comportar estacionamentos de carros em suas pistas.
Um carro parado significa um sofrimento, pois geralmente essas vias possuem duas pistas exatamente para que dois carros circulem um ao lado do outro. Se uma dessas pistas fica ocupada por um veículo estacionado, é claro que somente um carro vai passar, atrasando a tudo e a todos.
Outro fator que precisa ser observado é a velocidade desenfreada desenvolvida por alguns motoristas, que imaginam serem pilotos de Fórmula 1. O problema de trânsito em Teresina é estrutural, mas é também fruto da incompetência dos motoristas. Há bons condutores, mas grande parte deles parece que nunca frequentou uma autoescola. E, se foi, não prestou a atenção necessária às aulas.
Fonte: Jornal O Dia, 26/08/2010
Projetos para melhorar o trânsito aqui.
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