Circular por todos os lados da cidade embarcado em uma bicicleta não é rotina da maioria da população, afinal, em Jaraguá do Sul são mais de 85 mil veículos automotores em pleno funcionamento.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, é, sim, possível viver um dia, um ano ou, então, várias décadas sem a presença dos automóveis na garagem. Sérgio Fontoura, 54 anos, conseguiu e não se arrepende. Com a “magrela” que o acompanha há 27 anos ele já desbravou diversos caminhos. Foi a Blumenau, Barra Velha, Guaramirim e, claro, vai trabalhar todos os dias. “Nunca tive carro e nem quero ter, dá muito prejuízo. Também não gosto de ônibus”, explica.
Exemplos como o do gari reforçam a intenção do movimento que acontecerá em mais de 150 municípios brasileiros nesta quarta-feira, 22. Inspirada em uma iniciativa internacional, a jornada incentiva a utilização de meios de locomoção coletivos ou não poluentes. Ônibus, bicicletas, caronas, as próprias pernas, tanto faz. Interessa é diminuir o número de veículos nas ruas.
Segundo os organizadores, em Jaraguá do Sul, o “Dia sem carro” pretende reduzir 30% da frota circulante. Para isso, amanhã, a Viação Canarinho deve disponibilizar até quatro ônibus a mais nas linhas e nos horários com maior demanda. Outra medida é transformar temporariamente uma das laterais da rua Reinoldo Rau, no Centro, em ciclofaixa. No calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, o espaço será tomado de informações acerca de trânsito, mobilidade, meio ambiente e saúde.
Fonte: O Correio do Povo, 21/09/2010
Município Amigo da Bicicleta aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário