Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Poder do pedal de classe mundial toma conta de Copenhague

Copenhague é a Cidade dos Ciclistas. E no próximo ano, centenas de ciclistas profissionais irão assumir as ruas quando a cidade é sede do Campeonato Mundial de Estrada da UCI.

De 19 a 25 setembro de 2011, Copenhague será palco do maior evento esportivo na história do país -- o Campeonato Mundial de Estrada da UCI. Isso acaba de ser anunciado no campeonato deste ano na Austrália. E sendo uma cidade com mais bicicletas do que pessoas, Copenhague será a anfitriã perfeita.

Em 2007, Copenhague, foi nomeada a primeira Cidade Ciclística do mundo pela International Cycle Union, e a Dinamarca é conhecida como uma nação de amantes do ciclismo que transformam um vento contrário numa oportunidade e o ciclismo numa arma importante na luta por um meio-ambiente mais verde.

Na Dinamarca, o ciclismo é um estilo de vida que propicia às pessoas muita liberdade. As pessoas pedalam para o trabalho e preferem fazer compras na própria região. Praticamente qualquer espaço é suficiente para estacionar uma bicicleta ao fazer compras ou simplesmente ir a um café.

Portanto, há razões de sobra para Copenhague convidar o ciclismo ao coração da cidade e colocá-lo no topo da agenda -- até mesmo fechar ruas ao tráfego de veículos durante a corrida. E é de fato a primeira vez que o Campeonato Mundial de Estrada da UCI é realizado no meio de uma capital.

Mais bicicletas do que pessoas.

No centro de Copenhague, há mais bicicletas do que habitantes -- 560 mil bicicletas e apenas 519 mil pessoas. Todos os dias, mais da metade delas vão de bicicleta para o trabalho -- abrangendo um total de mais de 1,2 milhões de quilômetros por dia. Na Dinamarca, como um todo, há 5,5 milhões de pessoas e cerca de 4 milhões de bicicletas.

Copenhague é também usada como modelo a ser seguido por outras cidades que querem ter mais pessoas em suas bicicletas. Até mesmo Nova Iorque fala sobre "Copenhagenizing" (Copenhaguenizando). Portanto, não há dúvida de que o Campeonato Mundial de Estrada da UCI terá uma recepção extremamente calorosa em Copenhague, em 2011.

Fonte: PR Newswire, 04/10/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: