Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Andar de bicicleta exige cuidados específicos

Utilizada como meio de transporte para sair de casa ou como companheira nos momentos de lazer, a bicicleta precisa de cuidados regulares com a sua manutenção. “Sempre levo pra uma assistência autorizada pra organizar porque ela é o meu transporte”, revela o aposentado Antônio Marcos Oliveira.

Mas alguns cuidados com a bicicleta podem ser feitos até mesmo em casa. A corrente, por exemplo, pode ser limpa com uma escova ou um pincel com querosene. O mesmo material também pode ser utilizado para escovar as engrenagens próximas às correntes, mas é necessário ter atenção para o líquido não entrar no cubo ou no eixo da roda.

A bicicleta também pode ser lavada com água e sabão neutro, mas uma esponja suave deve ser utilizada para não prejudicar a pintura. Após a lavagem, ela deve ser secada com pano. Já as sapatas de freio devem ser limpas com acetona.

Por outro lado, existem alguns procedimentos de manutenção que só podem ser feitos numa oficina especializada. A troca dos raios que ligam a roda ao eixo é um exemplo. Esse é um ajuste que precisa de ferramentas específicas e da experiência de um mecânico profissional para ser feito. “Tem que ter a ferramenta adequada. Por exemplo, se for mexer no cassete em casa, sem ter prática, corre o risco de colocar e perder a peça”, alerta o mecânico Luiz Pereira da Silva.

Outro cuidado essencial ao se utilizar a bicicleta é o respeito às regras de trânsito. Não andar na contramão do sentido dos veículos e usar os equipamentos de sinalização são dois requisitos fundamentais.

“Em vias urbanas, as pessoas têm que dirigir as bicicletas do lado da borda da pista e sempre no fluxo de veículos. Então o que ocorre é que em algumas ocasiões isso não acontece. A gente precisa de uma regulamentação, que deve ser feita pelas prefeituras, em relação aos ciclistas”, revela a coordenadora de educação no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), Cristina Arouxa.

A coordenadora também explica que os ciclistas devem usar os chamados equipamentos de segurança, como o capacete e o protetor para joelhos e cotovelos. “Eles têm que ter muito cuidado, obedecer sempre às leis do trânsito e verificar o máximo de equipamentos que podem utilizar para sua própria segurança. Então essa é a recomendação que a gente dá para os ciclistas: tenham muito cuidado e evitem os acidentes”, afirma Cristina.

Outros cuidados importantes que o ciclista deve levar em consideração no trânsito são respeitar o sinal vermelho e, ao atravessar na faixa, se portar como um pedestre e descer da bicicleta.



Fonte: Globo.com, 15/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: