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De bicicleta na cidade de Lisboa

PERCURSOS E CORREDORES

Percursos e Corredores

Tendo em conta o actual panorama crítico relativo à sobre-exploração dos combustíveis fósseis que tem conduzido ao aumento exponencial e consequente do preço do petróleo, surge a oportunidade para criar condições de integração e promoção de meios de transporte alternativos, não poluentes.

A bicicleta tem vindo, neste contexto, a conquistar o seu espaço na actualidade como uma alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público, em percursos de curta distância (até 6 Km).

Presentemente verifica-se que a bicicleta já não é encarada apenas como instrumento de utilização lúdica ou recreativa, mas como transporte que promove a saúde pública e permite criar maiores condições de harmonia urbanística.

A sua utilização contribuirá para a oferta de mais um meio de transporte alternativo, individual e não poluente, em Lisboa com implicações extra-municipais, pelo efeito de massificação que se espera que aconteça nos restantes Concelhos da AML.

As novas políticas internacionais relativas ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo não poluente e a sua consequente circulação, em vias que não se cinjam apenas a pistas e corredores a elas dedicados, poderão levar a que se devam tomar medidas de sensibilização que tenham como objectivo incentivar o respeito por parte dos condutores de veículos motorizados, quando estes veículos não poluentes de duas rodas começarem a partilhar o espaço de circulação que habitualmente lhes era reservado em exclusivo.

Decorre uma política ao nível da CML de redução do volume de tráfego na cidade de Lisboa, o que implica que a utilização conjunta de transportes públicos e bicicletas poderá desempenhar um papel fundamental na prossecução deste objectivo e também da acalmia dos fluxos de trânsito.

PERCURSOS E CORREDORES

O trabalho de criação de uma rede de Percursos e Corredores, que ligasse os principais Parques e áreas verdes de Lisboa, iniciou-se com a criação de um grupo de trabalho que incluiu elementos de diversos serviços da CML. Assim este grupo é constituído por Projectistas da Divisão de Estudos e Projectos; Direcção Municipal de Protecção Civil, Segurança e Tráfego; Divisão de Segurança Rodoviária e Tráfego; Divisão de Mobilidade, Rede Viária e Estacionamento e Gabinete do Sr. Vereador Sá Fernandes.

Trata-se de um investimento estratégico na área da mobilidade suave e no uso da bicicleta, como complemento do sistema de transportes local e regional.

Pretende o Município dotar Lisboa de equipamentos de apoio ao uso da bicicleta, nomeadamente infra-estruturas dedicadas, equipamentos de apoio ao estacionamento de bicicletas e acções de promoção e educação para o seu uso, permitindo criar uma Rede Ciclável contínua, de malha fechada, articulada com os Transportes Públicos e com o Património Ecológico e Cultural. Esta rede, passível de expansão, articula-se em vários pontos com os Concelhos vizinhos (Oeiras, Amadora, Odivelas e Loures), estando em alguns casos a ser trabalhada em articulação.

Outro grande objectivo, da Comissão nomeada, foi a criação de um caderno de soluções tipo, com critérios de desenho, implantação e tipologias de sinalização e matérias.

Este investimento visa contribuir para a inversão da tendência da utilização do automóvel privado em deslocações de curta distância, onde a bicicleta é um modo de transporte competitivo, e promover a utilização da bicicleta em deslocações diárias e de lazer, dando particular importância à inter modalidade.

Esta primeira fase aposta na criação de infra-estruturas dedicadas ao uso da bicicleta, que permitam ligar áreas estratégicas, formando uma primeira estrutura de circulação em bicicleta de forma segura e cómoda, como também colmatar descontinuidades existentes em alguns percursos na Cidade, permitindo desta forma pôr a funcionar em rede, áreas fundamentais da cidade, quer residenciais, quer mistas e de serviços, quer ainda ligando áreas verdes de recreio e lazer e toda a frente ribeirinha, actualmente fragmentadas e descontinuadas e dessa forma, muitas vezes subaproveitadas.

O tipo de investimento nesta primeira fase permite construir infra-estruturas dedicadas para bicicletas, motivando a construção de um corredor de requalificação urbana, que contribui para a acalmia de tráfego viário e para a segurança pedonal, permitindo a incorporação de vegetação em meio urbano, constituindo em alguns casos a estrutura base de corredores verdes, em alguns casos de carácter supra-municipal, uma vez que se integram na Estrutura Ecológica Metropolitana.

Os percursos cicláveis previstos pretendem abranger o utilizador de bicicleta independentemente da sua classe etária ou condição física, uma vez que se enquadram nos critérios de conforto e qualidade geralmente aplicados a percursos cicláveis na Europa, regendo-se por princípios adequados em termos de declive, pavimentação, sinalização e adequação aos requisitos de segurança.

A existência de uma primeira rede de infra-estruturas com qualidade para a circulação por bicicleta em Lisboa é condição urgente para o aumento do seu uso na Cidade e, desta forma, para a criação de condições para a generalização do seu uso.

40 Novos LOCAIS DE ESTACIONAMENTO

Com capacidade para mais de 300 bicicletas em locais vigiados e estratégicos da cidade (mercados, espaços culturais, zonas comerciais, interfaces de transportes públicos, parques urbanos)

• Alameda
• Martim Moniz
• Av. da Liberdade
• Praça de Espanha
• Restauradores
• Praça do Município

44 km de PISTAS CICLÁVEIS

> zona ribeirinha
> áreas urbanas
> parques urbanos

REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA PARA CIRCULAR DE BICICLETA

> Cumpra as regras de trânsito, previstas no Código da Estrada;
> Circule no sentido do trânsito;
> Circule o mais à direita possível, em fila e em linha recta, excepto se for virar à esquerda ou estiver a ultrapassar;
> O ciclista é obrigado a dar prioridade aos automóveis nos cruzamentos, mesmo apresentando-se pela direita do automobilista. Só em rotundas e saídas de garagem é que o ciclista tem prioridade;
> Para sua segurança recomenda-se o uso de capacete e luvas;
> À noite use luzes de presença, colete reflector e roupas de cores vivas para ser visto;
> Mantenha uma distância de segurança aos carros estacionados. O abrir das portas dos automóveis estacionados pode originar acidentes graves;
> Quando chover, circule com cuidado extra e atenção redobrada;
> Não use auscultadores ou telemóvel quando estiver a circular de bicicleta;
> Atravesse carris na diagonal para evitar eventuais quedas;
> No passeio e em passadeiras exclusivas para peões, circule a pé com a bicicleta pela mão;
> Dê sempre prioridade aos peões;
> Se circular na estrada, pare nas passadeiras e respeite a sinalização de trânsito;
> As crianças, quando circularem de bicicleta, devem ser acompanhadas por adultos de forma a aumentar a sua segurança;
> Não ande de bicicleta se beber bebidas alcoólicas;
> Mantenha a sua bicicleta afinada e verifique sempre o seu estado antes de a usar;
> Conduza de forma defensiva e use sinais sonoros para anunciar a sua marcha;
> Seja, acima de tudo, um ciclista responsável e respeite os restantes utentes da via pública;
> Utilize os parques de estacionamento próprios para bicicletas;
> Em zonas mistas circule com precaução e dê prioridade ao peão.

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Veja o folheto aqui

REDE DE BICICLETAS DE USO PARTILHADO

Concurso para a rede de bicicletas de uso partilhado:

Proposta nº 46/2010_Desenho

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa, sem data

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

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