Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Fradrinhos e até ponto de ônibus atrapalham ciclistas em ciclovias do Rio

Falta de manutenção, má sinalização, obstáculos e buracos. A lista de problemas encontrados por ciclistas nas ciclovias do Rio é extensa. A leitora Letícia Tórgo, enviou fotos para o Eu-reporter, a seção de jornalismo participativo do GLOBO, reltando dificuldades para pedalar na cidade. A internauta, que é turismóloga e utiliza a ciclovia com frequência, reclama da falta de cuidado com a via e aponta que o transporte alternativo com bicicletas teria tudo para dar certo, se não fosse o descaso com os problemas diários:

"Existe algo mais interessante para o Rio do que alugar uma bicicleta por um dia e o usuário pagar apenas R$ 10? E se você puder retirá-la em qualquer uma das 19 estações disponíveis na Zona Sul e devolvê-la a qualquer hora do dia? Imagine ainda se a bicicleta vier com uma cestinha razoavelmente grande e o adesivo "I love my bike" na buzina?

Para o carioca, que tem a oportunidade de trabalhar com roupas mais despojadas e confortáveis, a "Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicletas de Aluguel", apropriadamente batizada de Samba, deveria ser um negócio incrível, mas não é.

É importante ressaltar que além de problemas no serviço, andar de bicicleta no Rio de Janeiro requer uma série de habilidades. As ciclovias não passam por manutenção frequente, são mal sinalizadas e mal localizadas. Basta um percurso entre a Gávea e o Leblon para encontrar pelo caminho um ponto de ônibus no meio da ciclovia (Lagoa-Barra).

Em outro trecho, lojas de materiais de construção fazem carga e descarga de caminhões em horários impróprios e sobre a pista das bicicletas, como acontece na Rua Bartolomeu Mitre. Na mesma via, buracos, rachaduras e relevos acentuados impedem o mais habilidoso dos ciclistas de andar em linha reta. Mas somos cariocas e não desistimos nunca. Não basta querer ser sustentável, é preciso insistir."

Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelas ciclovias na cidade, informou que os pontos de ônibus ficam localizados nas calçadas, atrás da ciclofaixa, e não sobre a ciclovia. Entretanto, alguns pedestres aguardam pelos coletivos em local inadequado, bloqueando a pista para bicicletas. A secretaria informou ainda que os ciclistas podem acionar a Guarda Municipal, ou a Policia Militar, e pedir que os agentes orientem os pedestres para que fiquem na calçada e não sobre a ciclovia. A Guarda Municipal recebe denúncias de irregularidades no trânsito pelo Disque Ordem, no número 153, que funciona 24h.

Sobre os buracos e desníveis na pista encontrados pela leitora, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) informou que toda a orla da cidade está sendo revista, dentro da Operação Verão, para que tudo esteja normalizado nos próximos meses. Entretando, o ideal é que os contibuintes indiquem os locais onde os problemas foram identificados pelo telefone do Tapa-Buraco 2589-1234, para que a secretaria possa atender com maior agilidade.

Sobre o fradinho instalado no meio da ciclovia, técnicos da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos irão vistorar o trecho e avaliar a necessidade de retirada do mobiliário ainda nesta semana.

Fonte: O Globo , 12/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: