Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Sistema FIESC incentiva uso de bicicleta por trabalhadores

Em meio às discussões sobre mobilidade urbana, formas alternativas de transporte ganham força. A tradicional bicicleta tem se tornado uma opção saudável e econômica para os trajetos de até cinco quilômetros. Um projeto desenvolvido pelo [IPBBE para o] Sistema FIESC em parceria com a indústria está incentivando os trabalhadores a pedalar de casa para o trabalho, e com isso, receber os benefícios que a bike proporciona. Para dar o exemplo, a Federação presenteou a diretoria da entidade, neste final de ano com uma bicicleta produzida por uma indústria do estado.

Outra iniciativa é o projeto piloto, que está sendo desenvolvido pelo SESI. Chamado "Deslocamento ativo dos trabalhadores, com uso de bicicleta, na indústria", ele vai incentivar o uso da bicicleta. O foco é a mudança de comportamento relacionada ao deslocamento, e contará com ações informativas e educativas dentro das indústrias sobre o uso da bicicleta de forma segura, além de palestras com o tema meio ambiente.

Entre os benefícios do uso da bike estão agilidade no trânsito, menor exigência de infraestrutura para os estacionamentos, redução no custo do transporte e na manutenção, além de não emissão de gases poluentes ou geradores do efeito estufa.

As empresas brasileiras produzem e vendem cerca de 5 milhões de bicicletas por ano. Grande parte delas é utilizada por operários para locomoção ao trabalho. Apesar do número expressivo de bikes, o Brasil possui apenas 600 quilômetros de ciclovias. Atualmente, a frota nacional é a sexta maior do mundo com 75 milhões de bicicletas. Estima-se que 4% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Um levantamento, realizado pelo SESI/SC com base na região de atuação da entidade, mostra que em Blumenau 7,5% dos trabalhadores utilizam bicicletas para trabalhar, na Grande Florianópolis são 19,7%, em Jaraguá do Sul 24,4%, em Joinville 12,8%, em Lages 12,3%, no Meio Oeste 3,9%, no Oeste 4%, no Planalto Norte 10,5% e no Sul do estado 15,2%.

Fonte: FIESC Notícias, 22/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: