Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Trabalhadores querem ciclovia na SC 449 para diminuir perigo

A temporada de verão está chegando e a litorânea cidade de Balneário Arroio do Silva, praticamente triplica sua população nesta época do ano. Com o aumento do tráfego de veículos, aumenta também o número de acidentes envolvendo ciclistas na SC 449, que liga o município à Araranguá. Todo dia dezenas de pessoas utilizam a rodovia para ir trabalhar.

É o caso do açougueiro José Luís Gomes, 51 anos, que diariamente se desloca até a Cidade das Avenidas, onde trabalha para prover o sustento da família. José representa a figura de tantos outros trabalhadores que enfrentam diariamente o perigo. A bicicleta é seu único meio de locomoção e não lhe resta alternativa senão arriscar-se na via que já foi palco de muitos acidentes. Antes de sair de casa, ele conta que faz o sinal da cruz e pede proteção divina. E parece que o ritual tem dado certo, pois faz o mesmo trajeto há oito anos e nunca sofreu um acidente.

A mesma sorte não teve Renato Vieira, 23 anos. No final do último veraneio ele voltava do serviço quando foi atingido por um veículo que perdeu o controle ao fazer uma ultrapassagem. "Fui arremessado a uma distância de uns 10 metros. Por sorte tive poucos ferimentos, mas ainda tenho marcas pelo corpo", diz. Para evitar qualquer ameaça a sua integridade física, seu José conta que o jeito é trafegar no sentido contrário aos veículos. Ele conta que já presenciou muitos acidentes, alguns com vítimas fatais inclusive, e por esse motivo defende a construção de uma ciclovia para os ciclistas. "Um espaço só para quem anda de bicicleta seria um grande sonho. É menos perigo pra gente".

Ciclovia é a solução

A ciclovia, espaço exclusivo e seguro para ciclistas, desponta como um relevante elo entre locais próximos. Facilitaria a vida de inúmeros trabalhadores que utilizam bicicleta como meio de transporte e se arriscam nas estradas que possuem pequenos acostamentos, ou nem isso.

A ideia é defendida ainda pelo operador Tiago de Oliveira, 22 anos. Na garupa de sua 'magrela' ele leva toda a família. A esposa e o filho recém nascido também enfrentam o trânsito violento da SC 449. Em uma rotina diária, são três vidas correndo perigo sob duas rodas. "Essa ainda é a maneira mais barata de ir até Araranguá. Não temos muitas condições, então à solução é correr risco mesmo", justifica.

Um grupo de moradores do Arroio do Silva iniciou a busca por assinaturas em favor da construção da ciclovia. Mais de mil pessoas já assinaram o documento que deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa para reforçar o apelo popular.

Fonte: Correio do Sul, 08/12/2010

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.


Nenhum comentário: