O ato começa às 19h30, com a concentração dos ciclistas no Calçadão da Praia 13 de Julho e a partir das 20h30 o grupo deve percorrer algumas das principais ruas e avenidas da capital. De acordo com Luciano Aranha, organizador, essa é a maneira de chamar à atenção para o respeito aos ciclistas por parte dos condutores.
“Em Aracaju há algumas áreas em que os motoristas respeitam os ciclistas, mas a gente reconhece que falta um programa de educação no trânsito para o uso da bicicleta como meio de transporte”, comenta Aranha. Ele acredita que deveria existir uma maior divulgação acerca das leis que amparam os ciclistas assim como se divulgou, por exemplo, a lei que obriga o uso de cadeirinhas para o transporte de crianças nos automóveis. “Uma lei só ‘pega’ quando é divulgada”, disse.
Apesar disso, no entanto, Luciano Aranha reconhece que a capital sergipana é uma cidade em que há a facilidade de se pedalar. As ciclovias implantadas nas principais vias da capital podem ser citadas como exemplo. Além disso, cresce diariamente o número de pessoas que adotam a bicicleta como meio de transporte posto a situação atual do transporte coletivo.
“De uma forma geral as pessoas dão mais espaço ao ciclista, mas deve existir o interesse político para que a bicicleta seja utilizada como meio de transporte”, completa Aranha.
Fonte: Infonet, 05/01/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário