Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

I Bike Verão mobilizará ciclistas em Itabuna

Como resultado do planejamento estratégico proposto no I Seminário Desenvolvimento Comercial e do Turismo de Itabuna, ocorrido em dezembro último, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Clínica de Corrida, promove no dia 30 de janeiro, o I Bike Verão de Itabuna, que terá a chancela da Secretaria de Esporte e Lazer e consiste na realização de passeio ciclístico e provas profissionais de ciclismo, nas categorias speend e mountain bike.

A iniciativa integra o calendário de eventos ligados ao turismo desportivo e de lazer, denominado de Projeto Bem-Estar, que vem sendo implementado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Segundo o secretário Carlos Leahy, além do I Bike Verão, a parceria com o projeto Clínica de Corrida, coordenado pelo empresário Miguel Lima e o professor Gustavo Suzart, consiste na elaboração das atividades e operacionalização do calendário turístico da cidade que prevê ainda para 2011 outras dez promoções.

A programação do I Bike Verão de Itabuna começará às 6h30min do dia 30 (domingo) com um grande passeio ciclístico pelas ruas da cidade, saindo da Praça Rio Cachoeira com carro de apoio, batedores da Polícia Militar e ambulância.

Num segundo momento, serão realizadas as provas profissionais de ciclismo nas categorias, speend e mountain bike, também largando da Praça Rio Cachoeira, próximo a Câmera de Vereadores. Paralelo às atividades esportivas, acontecerá uma feira de negócios ligados ao tema que leva o nome de Bike Magazine, incluindo a premiação Da bicicleta mais antiga, a bicicleta mais ornamentada e o ciclista mais idoso, dentre outros.

Promoção da saúde

Durante o I Bike Verão, ciclistas e o público em geral poderão participar de aulas de ginástica e alongamento, bem como receber orientações sobre a forma correta de praticar caminhadas e corridas, além de seções de massoterapia. O educador físico Miguel Lima ressalta que eventos ciclísticos desta natureza estão sendo realizados em diversas cidades do Brasil e em vários países da Europa.

O objetivo principal, segundo Miguel, não é só o lazer e a promoção de saúde, mas a sensibilização para a conscientização por parte da população da necessidade de utilizar a bicicleta com meio de mobilidade urbana. Essa mudança de comportamento e de consumo são capazes de interferir direta e positivamente na melhoria do trânsito e na redução da emissão de gases poluentes que tanto mal faz ao meio ambiente. Por outro lado, a bicicleta como meio de transporte é um bom hábito no combate ao sedentarismo e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida, argumenta Miguel Lima.

Fonte: Jusbrasil, 11/01/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: