Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Pontal começa a emplacar bicicletas

[Como já divulgado anteriormente,] a prefeitura de Pontal, na região de Ribeirão Preto, começa hoje (10) a cadastrar e a emplacar as bicicletas existentes no município. Segundo o chefe do Departamento de Trânsito de Pontal, Nilson Maia, existem entre 15 mil e 20 mil bicicletas na cidade, que é plana e propicia o uso das “magrelas” para trabalho e lazer. Isso causa transtornos, pois muitos ciclistas trafegam na contramão, nas calçadas e estacionam irregularmente. A medita também pretende coibir roubos e furtos. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 indica que a população de Pontal é de 40.245 habitantes. A cidade já tem uma lei municipal que determina o recolhimento das bicicletas irregulares.

Maia lembra que o cadastro deve ser feito por todos os donos de bicicletas. Para cada emplacamento, com o respectivo cadastro, o custo é de R$ 5. O dono precisa apresentar a sua identidade, o CPF, o comprovante de residência e a nota fiscal de compra. No caso das bicicletas mais antigas, o cadastro registrará o número do quadro e as suas características. “Pontal é plana e a bicicleta é um meio de transporte prático e barato, mas o trânsito está desorganizado e temos que acabar com essa confusão”, diz Maia.

A primeira etapa do emplacamento já tem 5 mil placas confeccionadas. Maia acredita que isso será suficiente para três ou quatro meses. Em março, nova tomada de preços (modalidade de licitação) deverá ser feita para compra de outras 5 mil placas.

Fonte: Tribuna do Norte, 10/02/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.


Nenhum comentário: