Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Sol e chuva: Trocando o carro pela bicicleta

Provindo da maior cidade do País, a mais populosa e com maior número de carros, o paulistano João Mitia Barbosa, de 31 anos, deixou há quatro meses São Paulo para se mudar para Palmas, Capital mais nova do País. Simpatizante do uso da bicicleta como transporte principal de locomoção, o indianista abraçou de vez a prática ao escolher o Tocantins como casa.

Porém, o ‘love affair’ com a bike é mais antigo, e começou após a morte de um amigo militante ferrenho da causa, Pedro. Depois disso Mitia, decidiu de vez fazer da bicicleta seu meio de transporte. “Toda a história foi muito marcante para mim. Em São Paulo eu já tinha esse costume de andar de bike, mas lá como o trânsito é mais agressivo era complicado. Aqui, para quem mora perto ou vai fazer um percurso mais próximo é imperdoável andar de carro”, explica.

Nem o sol forte do Tocantins, nem as constantes chuvas desse período do ano fazem o jovem desistir da bicicleta. Ele que é dono de um jipe antigo, garante que só utiliza o carro quando a chuva não dá trégua.

Para o paulistano, andar de carro é encarado como uma atitude egoísta. “Todo ano é a guerra pelo carro zero. Será que as pessoas não percebem que não cabe mais carro no mundo? São muitos sendo produzidos anualmente e sem necessidade. Aqueles que compram os chamados carros ecológicos também se enganam, são apenas novos tipos de combustíveis jogados no ar. Toda a indústria do automóvel é anti-ecológica”, ressalta.

Fonte: Jornal Primeira Página, 13/02/2011


Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: