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Canoas estuda projeto cicloviário com Trensurb até o final do ano

Humanizar o trânsito por meio da construção de ciclovias e da educação. Premissas que Canoas quer tornar realidade, mas cujas ações esbarram na burocracia. O secretário de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertoto, informa que o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, a ser implantado até o final do ano, pretende mapear o número de usuários de bicicletas e planejar não apenas a malha rodoviária, mas também a ciclística. "Há tratativas com o Trensurb para a criação de bicicletários na seis estações de Canoas, permitindo maior mobilidade do cidadão", assinala o secretário.

Segundo Bertoto, o mesmo projeto prevê a participação da iniciativa privada, que bancaria os espaços. "Além de deixar a bicicleta no bicicletário o cidadão talvez possa alugar ou pegar emprestada outras nesses locais", exemplifica Bertoto, sem contudo ofertar cronograma para as ações.

Ciclistas criticam falta de políticas públicas

Há mais de dez anos utilizando a bicicleta como lazer e meio de transporte, o empresário Marcos Netto pedala diariamente 16 quilômetros da residência ao trabalho, no bairro São Luiz. "Não há política definida para esse meio de transporte e constatamos a inexistência de ciclovias ou ciclofaixas em Canoas", critica Marcos. Morador do Mathias Velho, o padeiro Valdeci dos Santos, 56, vai e volta do trabalho usando a bicicleta e já sofreu três acidentes. "Não foram graves, mas o cidadão precisa estar sempre atento", relata. A tensão no trânsito entre veículos e bicicletas pode ser medido nas palavras do motorista Vitor Líppert, 28. "A responsabilidade é de todos.’’

Somente no papel

A Prefeitura está trabalhando para erguer 12,5 quilômetros de malha ciclística por meio de cinco ações. Na futura Avenida Canoas, a ser construída como via de acesso à Rodovia do Parque, faixa de 1,2 quilômetro de extensão e orçada em R$ 83 mil. O bairro Mathias Velho - onde a única ciclovia da cidade está em más condições - será contemplado com duas ciclovias, uma na lateral da vala paralela à rua Florianópolis, com 1,5 quilômetro de extensão, e a outra na rua Curitiba, com 5 quilômetros. Ambas com valores de R$ 375 mil. Também estão previstas na Rua da República, no Mato Grande, que terá 1,6 quilômetro de faixa ao custo de R$ 97 mil, e na Irineu Carvalho Braga, no Rio Branco (1,9 km) e investimento de R$ 202 mil. As obras, contudo, lançamento de editais e não têm cronograma definido para início.

O que diz a lei

Artigos do Código de Trânsito Brasileiro onde a bicicleta é mencionada:
Artigo 105 - São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran):

Parágrafo 6 - Para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo (válido para bicicletas com aro acima de 20)
Artigo 201 - Deixar de guardar a distância lateral de 1,50 metro ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração - Média
Penalidade - Multa
Artigo 220 - Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:

Parágrafo 13 - Ao ultrapassar ciclista:

Infração - Grave
Penalidade - Multa
Artigo 255 - Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva:
Infração - Média
Penalidade - Multa
Medida administrativa - Remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa

Fonte: Diário de Canoas, 03/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

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