Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Cicloturismo dos Bancários aliou lazer e história

Aconteceu no último sábado, 19 de março, o primeiro passeio do Cicloturismo dos Bancários de 2011, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região. Contrariando todas as previsões de chuva, a pedalada reuniu esporte, cultura e lazer, além de entretenimento e muita diversão. Foram 27 bancários que saíram do Espaço Cultural, rumo à Balsa Nova. “Em um dia perfeito, os participantes se encontraram em perfeita harmonia, tudo fluiu bem no encontro entre homem e meio ambiente. Até mesmo os animais pareciam recepcionar os pedaleiros, numa aparente reverencia de olhares discretos”, relata Selio de Souza Germando, secretário de Esporte e Lazer da entidade.

Após cruzarem por belas paisagens, os bancários fizeram uma breve parada para acompanhar as comemorações dos 12 anos do assentamento Contestado, localizado na Lapa, com inauguração da Escola Estadual Contestado, administrada pelo MST. “Trata-se de um importante instrumento de luta pela terra, que tem o apoio dos movimentos sociais de todo o país”, acrescenta Selio.

Feito isso, os participantes seguiram rumo ao centro da Lapa, onde puderam saborear uma ótima comida tropeira. A região é conhecida pela cultura da erva-mate e por ter dado acesso aos tropeiros, no século XVIII. Na cidade, o predomínio era o cultivo de milho, feijão e soja. Atualmente, a Lapa vive do cultivo de frutas e grãos, sendo o maior produtor do Paraná. É também a quarta cidade em extensão territorial, muito famosa pelo Cerco da Lapa (Revolução Federalista 1894) e Gruta do Monge.

Saúde e bem estar – As pessoas que praticam o Cicloturismo buscam no esporte uma oportunidade de praticar atividade física, contato com a natureza e, principalmente, uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia. “Aqueles que compreendem esse significado usufruem de um beneficio ainda maior. Em nosso cotidiano do Sindicato, observamos que aqueles que passam pela Secretaria de Saúde poderiam ter seus sintomas minimizados se praticassem regularmente uma atividade física. Se queremos um corpo saudável devemos tomar a iniciativa e por em prática aquilo que desejamos”, completa o secretário de Esporte e Lazer da entidade.

Fonte: SEEB Curitiba, 21/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: