Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Finlândia: Oulu ganha prêmio anual de transporte sustentável pelo incentivo ao uso da bicicleta

A cidade finlandesa de Oulu (600 km ao norte de Helsinki) deve ser considerada um Município Amigo da Bicicleta desde que o município desenvolveu a sua rede cicloviária a partir do início da década dos anos 60. Hoje, Oulu tem mais de 600 km de rotas para caminhar e pedalar. Estas são tratadas com igualdade entre todos os meios de transporte e em todos os níveis de planejamento urbano, incluindo o planejamento, a construção e a manutenção da via.

A participação da bicicleta nos deslocamentos diários em Oulu é de 21%, e assim, a maior na Finlândia. A segurança do ciclista é levada em consideração em qualquer plano de transporte e a manutenção das ciclovias durante o inverno tem a mesma prioridade como as outras vias principais da cidade. Assim, andar de bicicleta é uma atividade durante o ano todo em Oulu. Além disso, o município de Oulu desenvolveu mapas compreensivos para ciclistas, que são atualizados a cada dois anos e que podem ser encontrados gratuitamente em todos os pontos de atendimento municipal e na internet.

O programa Fit for Life (KKI em finlandês) inspira adultos com mais de 40 anos para incluir a atividade física na sua rotina diária. O programa cria serviços de atividade física que são facilmente disponíveis e que tem a população de meia-idade e idosos como grupo alvo. O programa financia mais de 700 projetos locais utilizando dinheiro dos Ministérios da Educação e dos Assuntos Sociais e da Saúde.

Fonte: KKI, 21/02/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: