Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Mclaren ajuda a desenvolver quadro de bicicleta que pesa menos de 1 kg

A Mclaren desenvolveu uma bicicleta com a mesma tecnologia usada no esportivo de luxo MP4-12C e na F1. O resultado final é um quadro de última geração, todo feito em fibra de carbono, que pesa menos de 1 kg — 950 g para ser mais exato. A montadora inglesa, na verdade, colaborou com a Specialized, fabricante conceituada no segmentos de "bikes", que desenvolveu todo o projeto.

Mclaren utilizou tecnologias usadas em modelo esportivo e nos carros da F1 (Foto: Divulgação/Mclaren)
Mclaren utilizou tecnologias usadas em modelo esportivo e nos carros da F1 (Foto: Divulgação/Mclaren)

Batizada de Venge, a bicicleta tem peso total inferior a 2,5 kg, ao acrescentar ao quadro equipamentos como garfo, pedal e outras partes.

A bike Venge e o esportivo de luxo MP4-12C (Foto: Divulgação/Mclaren)
A bike Venge e o esportivo de luxo MP4-12C
(Foto: Divulgação/Mclaren)

A bicicleta que custa US$ 14 mil (mais de R$ 23 mil) demorou nove meses para ficar pronta. A Mclaren utilizou também os mesmos testes que faz em carros da F1 para melhorar a aerodinâmica da bicicleta. No entanto, não é a primeira vez que uma equipe de automobilismo desenvolve bicicletas. Em 1992, a Lotus criou um modelo que ajudou o inglês Chris Boardman a conquistar uma medalha no ciclismo nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Estreia com vitória
Fabricada especialmente para competições, a Venge estreiou nos circuitos de rua no último sábado (19) com vitória. O australiano Mathew Goss foi o vencedor da etapa Milan-San Remo, da tradicional corrida anual de ciclismo de estrada, que é realizada desde 1907, na Itália. No entanto, ele não conseguiu vencer a competição.

Fonte: G1, 23/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: