Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Pedalar por um estilo de vida saudável

A iniciativa 'Encontros com Pedal' reuniu pela primeira vez, ontem de manhã, junto ao Café Brasileira, cerca de 20 participantes equipados com bicicletas para um passeio pelo centro histórico da cidade de Braga na companhia de familiares e amigos.
Criado por um grupo de cidadãos bracarenses preocupados com os problemas de obesidade e com a prática de exercício físico, os 'Encontros com Pedal' têm como missão desenvolver práticas de vida saudáveis para que se possa “viver mais”.

Destacando valores como a amizade, a partilha, a curiosidade, o bem-estar e a “descoberta de contextos vários na cidade e nas pessoas”, a iniciativa procura construir um espaço de encontro regular, preferencialmente de bicicleta, quer na cidade, quer nos arredores, “sem pressas”, como refere a organização.


António Gonçalves, um dos responsáveis pela organização da iniciativa, considera que a actividade procura “chamar a atenção das famílias para a utilidade que a bicicleta tem para promover o bom estado físico, mas também o c
onvívio entre famílias e os amigos”.
Como refere o responsável, a cidade de Braga é ideal para pedalar, visto que não apresenta “subidas ou descidas muito íngremes”.

Tomando o exemplo de cidades como Amesterdão ou Berlim, António Gonçalves procura salientar o valor da bicicleta como meio recreativo, mas principalmente como meio de transporte. O movimento ‘Encontros com Pedal’ procura, também, segundo o responsável, chamar as autoridades municipais para a criação de estações de bicicletas no centro da cidade.


Sérgio Parente, membro da organização do evento, explicou ao CM que os ‘Encontros com Pedal’ procuram despertar o “pedal interno, a motivação que as pessoas devem ter para sairem da sua zona de conforto para adquirir novos hábitos e outras posturas”.

Os participantes na primeira edição dos ‘Encontros com Pedal’ realizaram um percurso pelo centro histórico que contou com paragens na Praça de S. Paulo, e no Arco da Porta Nova, visitando, por fim, o Museu dos Biscainhos.

Fonte: Correio do Minho, 21/03/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.


Nenhum comentário: