Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Pedalar nu pelo ambiente

"Vem pedalar o mais nu que conseguires!" O desafio é da World Naked Bike Ride Lisboa (WNBR), a entidade que organiza o primeiro passeio mundial despido de Lisboa, iniciativa que já tem data e percurso marcados. Acontecerá no dia 26 de Junho, entre o Parque Eduardo VII e Belém, com o objetivo de defender o meio ambiente e o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade.

A ideia não é nova. Depois de nascer em Espanha com o grupo Manifestación Ciclonudista e no Canadá com os Artists for Peasse, em 2004 realizou-se a primeira WNBR em vários países e muitos outros aderiram entretanto, como a Argentina, Austrália (várias cidades), Brasil, Colômbia, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda , Itália, Japão, Estados Unidos da América e Tailândia.

Pedro dos Santos vai participar. Explica que ir nu não é condição obrigatória, mas o corpo sem roupa serve de "metáfora" para mostrar como os ciclistas são frágeis no trânsito. Talvez por isso, a mensagem que lançou começou rapidamente a ser partilhada no Facebook e quase de imediato recebeu o apoio da Federação Portuguesa de Naturismo. Falta a parte mais oficial.

Dados os passos burocráticos exigidos, a organização aguarda a aprovação do Governo Civil de Lisboa: "A federação acredita que será dada" até porque eventos com pessoas nuas já ocorreram em Portugal como a sessão fotográfica de Spencer Tunick.

A organização pretende ainda que as pessoas pintem nos seus corpos mensagens como "menos um carro" e "menos CO2". Expectativas? "Já era bom se fossem 100 pessoas", diz Pedo dos Santos.

Fonte: Expresso, 14/04/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: