Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Malhador consegue 800 bicicletas para alunos da rede municipal de ensino

A prefeita de Malhador [50 km de Aracaju-SE], Sarina Faro, juntamente com o secretário municipal de educação, Odiler Resende, estiveram ontem, 26 de Maio em Brasília, para participar da solenidade de doação de 30 mil bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país. O evento contou com a participação de presidenta, Dilma Rousseff, e do ministro da educação, Fernando Haddad.

Na oportunidade, Sarina Faro, prefeita de Malhador assinou um termo na aquisição de 800 bicicletas e capacetes escolares o que corresponde a 50% dos alunos da rede municipal de ensino.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda há reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

A bicicleta ainda é um veículo pouco utilizado no transporte escolar. O MEC e o FNDE, em parceria com os municípios, vão desenvolver projeto-piloto para avaliar os diversos aspectos dessa modalidade de transporte. O projeto trará subsídios para a definição de critérios de atendimento aos beneficiários, modelo de gestão e indicação das situações em que a bicicleta possa efetivamente servir como meio capaz de facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola.

Malhador fora a única cidade sergipana contemplada com as bicicletas, que a partir de agora junto com os ônibus escolares existentes no município atenderá em 100% os alunos da rede municipal.

Fonte: Plenário, 27/05/2011
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta
aqui.

Nenhum comentário: