Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Programa no México facilita acesso de deficientes visuais a bicicletas

As bicicletas contribuem para diminuir os congestionamentos e melhorar a qualidade do ar. Na Cidade do México, elas também são um exercício de cidadania.

Qualquer pessoa na Cidade do México pode usar a ecobici. Basta encostar o cartão na máquina, pegar um número que será emitido e retirar a bicicleta.

Há mais de um ano os mexicanos têm à disposição pontos de retirada da ecobici. Muitos locais ficam próximos às estações de Metrô e do Metrobus. Quem precisa, pode fazer a integração entre os diferentes meios de transporte.

“Eu visito clientes e às vezes pego uma bike até vestido de terno. Pedalo por umas quatro ruas, faço o que tenho que fazer, volto, deixo a bike e ainda pego o Metrobus”, diz o empresário Ernesto Fuentes.

Quem ainda não está muito acostumado com as bikes no dia a dia, pode começar a usar aos domingos. O convite é para pedalar pela principal avenida da capital mexicana, que fica totalmente fechada só para os ciclistas.

Em Bogotá, capital da Colômbia, as bikes também dominam a paisagem aos domingos e durante a semana. Ao todo, são 121 km de ciclovia.

No México, foi tomada uma iniciativa surpreendente: o passeio às cegas. No país foi desenvolvido um programa para que deficientes visuais ou com problemas de mobilidade possam andar de bicicleta também aos domingos. No uso de bicicletas com dois lugares o condutor vai à frente e o deficiente visual ou com problema de mobilidade acomoda-se atrás.

“É maravilhosa [a experiência], de liberdade e de apoio dos voluntários que nos guiam. É muito bom”, avalia a deficiente. A Cidade do México tem mais de 100 km de ciclovias. É mais que o dobro que em São Paulo.

Fonte: G1, 10/05/2011

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

Nenhum comentário: