Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Ciclofaixa da Marechal será implantada na próxima semana

A Prefeitura de Curitiba começa na semana que vem as obras da ciclofaixa da Marechal Floriano Peixoto, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo. As equipes de obras concluem até a próxima terça-feira, 28, a pintura das marcações onde serão colocadas as faixas de sinalização e o tachões que irão delimitar a ciclofaixa, num trecho de quase quatro quilômetros de extensão.

“A pintura da ciclofaixa depende das condições do clima. Se não chover, as equipes começam a pintura, que é uma das últimas etapas para concluir a revitalização da Marechal Floriano”, disse o secretário de Obras Públicas, Mario Tookuni.

As ciclofaixas terão quase quatro quilômetros de extensão, entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo. Elas vão se interligar com as ciclovias da Linha Verde e também com a da rua Aluizio Finzetto.

Outra interligação será com as pistas da rua Waldemar Loureiro de campos, que dará acesso as novas ciclovias da rua Eduardo Pinto da Rocha.

No fim de semana, as equipes de trabalho concluíram a pavimentação da Marechal entre a Linha Verde e a passarela do Hauer. A Secretaria Municipal de Obras Públicas recuperou 3.486 metros das seis pistas e duas faixas de estacionamentos da avenida, desde a Linha Verde até a rua Waldemar Loureiro de Campos.

Ao todo, os dois lados da avenida somam mais de 7 quilômetros.

Com a recuperação da Marechal Floriano, o pavimento ganhou uma camada especial de asfalto, com 7 centímetros de espessura para suportar o tráfego de veículos na região. A nova superfície de asfalto vai ampliar a vida útil do pavimento, dando mais de 10 anos de durabilidade.

Outra mudança na avenida Marechal Floriano são as novas calçadas de blocos de concreto (paver), com desenhos em tons de cinza e preto. As calçadas são antiderrapantes, com guias rebaixadas que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.

A Marechal Floriano também ganhou um sistema diferenciado de iluminação pública. Postes especiais melhoraram a luminosidade em calçadas e na ciclofaixa.

Os novos postes refletem 100% da iluminação para o chão, o que melhora na definição de cores e objetos. Feitos com luminárias de alto rendimento, a iluminação é feita com lâmpadas de vapor metálico, que garante melhor visibilidade e permite e prática esportiva noturna, como caminhadas e corridas.

Fonte: Jornale Curitiba, 23/02/2012

Nenhum comentário: