Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Vida dura dos ciclistas

Andar de bicicleta na região central de Criciúma exige coragem. Além de não haver ciclofaixas, o ciclista é visto pela maioria dos motoristas como alguém que só está lá para se arriscar e atrapalhar.

Segundo o ciclista André Roldão, as ciclofaixas e ciclovias são necessárias principalmente porque não há uma cultura de respeito em relação a quem anda sobre duas rodas. “O Código de Trânsito Brasileiro diz que os ciclistas têm preferência sobre veículos motorizados nas pistas de rolamento. O problema é que há um desrespeito, por parte de motoristas de carros especialmente, que acreditam que a estrada é deles”, afirma Roldão.

Ele se refere ao artigo 58 do CTB, que diz que “nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores”.

“Em Criciúma não há nenhuma ciclovia. O que existem são ciclofaixas na Avenida Universitária e na Rodovia Luiz Rosso. Na Avenida Centenário, só seria possível uma ciclofaixa se mexer no canteiro central”, avalia Roldão, ciclista há nove anos.

Fonte: A Tribuna, 24/02/2012

Nenhum comentário: