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Ciclistas continuam sem ciclovias na cidade de THE

Pouco mais de um ano após a implantação do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina poucas intervenções foram feitas no sentido de melhorar as condições de tráfego para os ciclistas. Na avenida Duque de Caxias, na zona Norte da capital, a ciclovia já existente recebeu uma nova pintura e sinalização. O mesmo serviço está sendo feita nas ciclofaixas da avenida Jerumenha, também localizada na zona Norte, no bairro Mocambinho.

Apesar de Teresina estar colocada entre as quatro cidades do Brasil com a melhor infra-estrutura na rede cicloviária, muitos ciclistas reclamam da falta destes espaços e ainda das más condições das que existem. A capital tem uma extensão de 50 km de ciclovias entre as bidirecionais, ciclofaixas e passeios compartilhados nas pontes. Estes são dados apontados em uma pesquisa realizada pelo Ministério das Cidades.

Num universo de 1,8 milhões de pessoas que se deslocam diariamente na cidade, 213.710 pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, o que representa quase 12%. O fluxo de ciclistas é maior no deslocamento Timon (MA) ao Centro de Teresina, com 9%, e, em seguida a zona Norte com 5%. Com a falta de ciclovias no trânsito da capital, os ciclistas se arriscam diariamente dividindo as vias com veículos de menor e maior porte.

De acordo com o presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, Graziani Fonseca, a maior briga dos ciclistas ainda é por ciclovias. "Entendemos que a bicicleta não é somente um instrumento para o esporte, mas também para o transporte e, para isso, precisamos de segurança nas vias e não nos misturar aos veículos automotores", disse Graziani.

Se por um lado os ciclistas reclamam da falta de ciclovias, um estudo que consta no Plano Diretor levanta algumas hipóteses para o não uso das ciclovias existentes, como: a qualidade dos espaços, a falta de uma ligação mais direta entre as vias (cruzamentos) e ainda a ciclovia central, que dificulta o trânsito seguro do ciclista ao seu destino.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), será melhorada a sinalização das ciclovias existentes e a construção de ciclovias onde puder. Estacionamentos para as bicicletas e para motocicletas também constam nos projetos de Revitalização do Centro de Teresina. A Strans ainda está fazendo um levantamento das áreas para em seguida fazer o trabalho de sinalização. O órgão também irá trabalhar com uma campanha de conscientização para que os ciclistas entendam a importância de usar as ciclovias.

Fonte: Diario do Povo/PI, 22/10/2009

Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.

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