Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

33 Razões para andar de bicicleta (10/11)

28ª Chegar ao momento de felicidade total de uma forma legal

Antigamente uma historinha de fadas, a indubitável existência da felicidade total do ciclista foi comprovada por cientistas alemães. No entanto, apesar do nome, este momento de felicidade total é aplicável a todos os atletas de alto desempenho. Neurologistas da Universidade de Bonn analisaram a endorfina no cérebro de 10 voluntários antes e depois de uma sessão cardiológica de duas horas usando uma técnica chamada “Tomografia de Emissão Positiva” (PET). Comparando os exames antes de depois da corrida, eles encontraram provas da existência concentrada do hormônio da felicidade nas regiões frontal e límbico do cérebro, que são as áreas conhecidas envolvendo processos emocionais e lidando com estresse.
"Há uma ligação direta entre os sentimentos de bem-estar e o exercício físico, e pela primeira vez, este estudo mostra o mecanismo fisiológico por trás disso", explica o coordenador do estudo, professor Henning Boecker.

29ª Faça amigos e permaneça saudável

Andar de bicicleta tem um lado tanto social quanto saudável e esportivo. Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a socialização libera o hormônio oxitocina, o que amortece a resposta ao estresse agudo. Um outro estudo de nove anos de duração da Harvard Medical School descobriu que aquelas pessoas com mais amigos cortam o risco de uma morte precoce em mais de 60%, reduzindo a pressão arterial e fortalecendo do sistema imunológico.
Os resultados foram tão significativos que os pesquisadores concluíram que não ter amigos próximos ou confidencias é tão prejudicial à saúde como o cigarro ou carregar peso extra. Portanto pedale com seus amigos e adicione o elemento da socialização ao do bem-estar e você será um vencedor.

30ª Seja feliz

Mesmo quando você não se sente bem na hora de subir no selim, arrastando-se pelo primeiro quilômetros, o seu humor já vai melhorar. “Qualquer exercício físico a um nível leve a moderado libera endorfina, o hormônio da felicidade, que ajuda lidar com estresse e faz você se sentir feliz”, explica Andrew McCulloch, o executivo principal da Mental Health Foundation. Isso é provavelmente o motivo porque hoje quatro vezes mais médicos prescrevem a terapia do exercício físico como tratamento mais comum para a depressão do que três anos atrás. “Sessões semanais de apenas 30 minutos podem ser suficientes para dar às pessoas a vida que elas querem”, diz McCulloch.

Fonte: Bikeradar

Nenhum comentário: