Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Largue o carro e vá de bike!

Eles começaram a utilizar a "magrela" por brincadeira de criança e hoje utilizam ela para tudo. Seja por praticidade, rapidez, economia, pelo meio ambiente ou para passear, você também pode usar a bicicleta e encarar o asfalto sobre duas rodas

Largue o carro e vá de bike!


Eles começaram a utilizar a "magrela" por brincadeira de criança e hoje utilizam ela para tudo. Seja por praticidade, rapidez, economia, pelo meio ambiente ou para passear, você também pode usar a bicicleta e encarar o asfalto sobre duas rodas

Como conviver em meio ao trânsito e pedestres?

De acordo com essa galera, além de ter que cuidar – e muito – com os motoristas que não respeitam o espaço dos ciclistas, é preciso observar também os pedestres. “Muitos pensam que quando o espaço é de circulação compartilhada, se trata apenas deles”, conta Leandro. “Até mesmo nas ciclovias, muitos pedestres não abrem caminho”, completa Nina. “Se os pedestres andam na ciclovia, não podemos reclamar. Agora se a gente anda na calçada, eles reclamam”, aponta Natália. A solução é ter confiança em seu espaço e respeitar o próximo – seja nas calçadas ou nas ruas. “Eu ocupo o meu espaço. Se você anda no cantinho e com medo, ninguém vai respeitar você. Você tem que mostrar que está ali”, explica Nina.

Ciclovias esburacadas dificultam o tráfego

Se um motorista se depara com um ciclista na rua, pode pensar que ele está ali por opção. Mas, muitas vezes, os problemas são as más condições das ciclovias e das calçadas. “As ruas têm bueiros enormes e calçadas horríveis. Não é legal ficar incomodando os motoristas, mas, às vezes, não tem outra opção”, conta Leandro. “As ciclovias estão todas esburacadas, e algumas são muito pequenas. E aí ela acaba do nada, no meio do caminho”, explica Nina.

Economia

A bike chegou na vida dessa turma por lazer. Mas na hora de ir para o colégio, a “magrela” ganhou uma nova utilidade. “Eu guardava esse dinheiro (do ônibus) e ia de bicicleta. Sempre odiei ônibus”, conta Nina Kaspchak, de 17 anos. Leandro Scholz, 20, começou a usar a bike para tudo aos 13 anos. “Tudo que eu precisava eu fazia de bicicleta”, diz. Além de não gastar combustível, Leandro garante que a manutenção da bike é algo bem fácil. “Com o carro, você tem que ir ao mecânico gastar dinheiro. Na bike, você aprende a mexer sozinho”, conta.

Liberdade

Quem usa a bike tem mais liberdade. “Você faz o seu próprio caminho”, resume Elizeu Greber Filho, 19. “Você se sente dentro da cidade”, garante Leandro. O carro, no fim das contas, fica guardado para viagens ou imprevistos. “Eu só ando de carona”, reforça Natália de Medeiros Costa, 20. Para Marc Olaf Thiessen, também 20, a bike é a melhor opção. “Não tenho vontade de andar de carro”, garante.

Praticidade

Andar de bike significa chegar mais rápido ao seu destino. “A gente sempre chega antes que o pessoal de carro”, brinca Natália. E não é só isso – apesar de ter que cuidar com o lugar em que vai estacionar a bike, a solução é sempre mais simples. “Se você está de carro e vai ao shopping, tem que ficar um tempão procurando vaga”, reitera Gustavo Roos, 20 anos.

Esporte

A bike é um grande exercício físico – ideal para os jovens que não têm vontade de encarar uma academia. “Eu não faço nenhum outro esporte”, garante Nina. E para os mais empenhados, dá até para embarcar de forma profissional. “Os jovens participam cada vez mais das competições”, conta Leandro. E você, vai ficar fora dessa?

Fonte: Gazeta do Povo, 20/02/2010

Nenhum comentário: