Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Mantenha-se em forma utilizando a bicicleta como meio de transporte

Diante do caos urbano figurado nas grandes cidades brasileiras e do mundo, muitas pessoas têm procurado modificar seus hábitos em prol de uma vida mais saudável e da melhoria da qualidade de vida nos espaços em que vivem. Uma iniciativa interessante é a adotada pelos ativistas do uso da bicicleta como meio de transporte, principalmente nos grandes centros, locais que se encontram sobrecarregados de automóveis, gerando engarrafamentos e prejuízos para a população e para o meio ambiente.

A bicicleta tem, nesse contexto, um papel muito importante, porque sua velocidade (média de 15km/h) está entre a velocidade de um automóvel (média de 25km/h em cidades grandes) e do pedestre (4km/h). Nesta batalha por espaços, a bicicleta é o elemento técnico do trânsito que abre caminhos para pedestres e outros não-motorizados.

Outro benefício é aquele observado em relação à saúde de quem pedala: melhoria do condicionamento físico, dos sistemas cardíaco, respiratório e vascular; ganho de resistência muscular nas pernas; gasto calórico alto (de até 600 Kcal/hora); auxílio na eliminação de gorduras localizadas, e redução do estresse.

Ecologicamente correta, a bicicleta é um meio de transporte que não polui o ambiente e não utiliza combustível, além de ser mais econômica em relação aos automóveis e de fácil acesso à população. Importante ressaltar que a implantação de ciclovias em qualquer espaço e/ou cidade deve ser acompanhada de um planejamento sério e consistente, que não provoque impactos relevantes na paisagem do local e possa, de fato, proporcionar as vantagens de que dispõe para as pessoas.

Fonte: Saúde Plena, 18/02/2010, 10:55

Nenhum comentário: