Um dos símbolos mais populares da cidade de Teresina, a Ponte Metálica (foto 01), que na verdade chama-se Ponte João Luis Ferreira é um belo cartão postal de Teresina, especialmente no pôr-do-sol, quando o Rio Parnaíba torna-se dourado e ganha um visual inesquecível. É esta ponte que, juntamente com a Ponte Nova e a Ponte da Amizade, ligam o Piauí ao Maranhão. Mas é a Ponte Metálica que registra todos os dias o maior movimento de ciclistas entre Timon e Teresina (clique aqui para ver um vídeo).
E de fato, segundo os dados do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana de Teresina (2008), diariamente mais de 3300 pessoas se deslocam de bicicleta de Timon ao centro da capital piauiense, a maioria esmagadora através da Ponte Metálica. No horário entre 6 e 8 horas da manhã, o volume de ciclistas na Ponte cresce rapidamente e dificulta até a passagem para pedestres. O que aparece um paraíso para o ciclista, acaba em pesadelo logo depois da entrada à cidade: A prolongação da via encima da ponte, que oferece apenas um espaço apertado para o ciclista poder andar ao lado do seu colega de trabalho, se estreita a poucos centímetros ao sair da ponte (foto 02). O que já complica a vida do ciclista ficando pior alguns metros pela frente, pois a grande maioria dos ciclistas, ao se deslocar ao centro de Teresina, precisa passar por cima dos trilhos do trem (foto 03). Se isso já é difícil sem tráfego de trens, imagine o perigo que este ponto de cruzamento vai oferecer quando a linha de trem estiver pronta?
Projetos de Incentivo ao Uso da Bicicleta aqui.
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