Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

A bicicleta como transporte público

Substituir um pedaço da poluição e caos urbano por bicicletas é uma ideia linda de um futuro melhor. Afinal de contas, andar de bicicleta faz bem pro meio ambiente, para saúde das pessoas e pode até fazer você chegar ao destino mais rápido e gastando menos. Mas para fazer as pessoas abraçarem esta ideia de que bicicleta pode ser uma alternativa de transporte público é necessário muito mais que bicicletadas, dias sem carro e campanhas ambientalistas. É preciso encarar a bicicleta como parte do sistema de transporte público, um vagão do metrô fora do trilho. O Gizmodo testou o razoavelmente recente sistema Bicing, de Barcelona, considerado o mais bem sucedido do mundo, e tentou responder as perguntas: Como um negócio assim funciona? Funcionaria no Brasil?

A base do programa tem menos a ver com a sustentabilidade ambiental e mais com o fluxo de pessoas. "O projeto Bicing é uma consequência da política de mobilidade da cidade - seus efeitos sobre o tráfego, e também como elemento da mobilidade sustentável na cidade", disse Ramón Ferreiro, um funcionário do Bicing. Bicing é o caminho de Barcelona para pacificar o trânsito priorizando os pedestres e ciclistas.

A partir de uma perspectiva de planejamento urbano, a cidade de Barcelona é ideal para um programa de bicicletas compartilhadas. Um clima agradável, estradas planas e centro lotado tornar o projeto agradável para a população urbana. Haritz Ferrando do clube de Bicicleta da Catalunha acrescenta que o fator densidade de atendimento é o critério principal para o sucesso. As pessoas querem pegar uma bicicleta para viagens curtas e afazeres locais, explica ele.

Os moradores de Barcelona pagam uma taxa anual de 30 euro para receber um cartão magnético personalizado e inteligente, que lhes permite remover uma bicicleta de uma estação automatizada. A primeira meia hora é gratuita e cada 30 minutos adicionais custam 30 centavos. As informações do cartão são armazenadas via internet, e os usuários podem devolver a bicicleta em qualquer uma das estações espalhadas em toda a cidade.

Fontes: Blog do Alexandre Costa, 17/03/2010, Huffington Post, 06/06/2009

Nenhum comentário: