Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Ministério do Turismo libera recursos para investimentos em Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), aderiu ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR Nacional) e foi contemplada com recursos do Ministério do Turismo (MTUR) para investir na cidade.

O Programa está dividido em cinco componentes básicos: Estratégia de Produto Turístico; Estratégia de Comercialização; Fortalecimento Institucional; Infraestrutura e Serviços Básicos; e Gestão Ambiental. A Prefeitura, através da SEMDEC, apresentou projetos e foi beneficiada com recursos que deverão melhorar a qualidade de vida dos teresinenses, proporcionando, através do turismo sustentável, novas oportunidades de emprego e renda, ao mesmo tempo, qualificando e ampliando o alcance do produto turístico de Teresina.

“A Prefeitura já assinou quatro convênios com o MTUR, sendo três por meio da SEMDEC e um através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN). Os convênios que contemplam a SEMDEC dizem respeito à elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), Fortalecimento Institucional e Modernização da Gestão, que inclui a aquisição de mobiliário, veículos, equipamentos de informática, entre outros. Já a SEMPLAN foi beneficiada com recursos para trabalhar o projeto executivo do Mercado Central”, explica Franzé Chaves, assessor técnico da SEMDEC.

As atividades para a elaboração do PDITS para a cidade já estão sendo desenvolvidas pela SEMDEC. O Plano propõe o ordenamento da atividade turística orientado pela sustentabilidade e desenvolvimento local, considerando os aspectos ambientais, culturais e de empreendedorismo. O próximo projeto a ser executado será o Plano de Fortalecimento Institucional da Gestão Municipal do Turismo, que prevê a estruturação do sistema municipal de turismo, adequando a estrutura organizacional às necessidades que surgirão com o crescimento do setor turístico e com a implantação do PRODETUR Nacional no município.

Para a elaboração do Plano de Fortalecimento Institucional será feito um diagnóstico estratégico do turismo no município que inclui atividades como análise do quadro institucional, infraesturura e interrelações institucionais da SEMDEC, entre outras. “A realização dessas atividades em Teresina é uma preparação para que possamos executar os recursos oriundos do PRODETUR Nacional e, assim, consolidar o crescimento do turismo na cidade”, conclui Franzé.

Fonte: PMT, 22/02/2010

E onde está o Cicloturismo urbano neste Plano?



Nenhum comentário: