Em Londres, quem usa bicicleta ganha incentivo: a empresa e o funcionário
Londres dá isenção de imposto anual para estimular o uso de bicicletas. O que a cidade e as pessoas ganham com isso? Jornadas de trabalho mais saudáveis e menos poluição. O projeto, formalizado pela Lei das Finanças de 1999, funciona assim: as empresas têm acesso a um empréstimo para comprar equipamentos de segurança para os futuros ciclistas. Os funcionários, por sua vez, são estimulados, com isenção de imposto, a comprar sua bicicleta para ir ao trabalho.
O Cycle to Work Scheme (Plano Bicicletas para o Trabalho) tem até guia lançado pelo governo inglês. O Departamento de Transportes esclarece como as organizações podem aproveitar a isenção para manter um sistema que incentiva os funcionários a irem de bicicleta para o trabalho. As empresas, como benefício, ganham uma força de trabalho mais saudável.
No Brasil
Aqui ainda não tem nada disso, mas tem projeto. A ideia é a mesma: incentivar o uso de bicicletas nas cidades. Com o projeto, que tramita no Congresso, bicicletas de fabricação nacional podem ficar isentas do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Hoje, a tributação é de 10%. O tema agora está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Fonte: Zero Hora, 08/03/2010
Londres dá isenção de imposto anual para estimular o uso de bicicletas. O que a cidade e as pessoas ganham com isso? Jornadas de trabalho mais saudáveis e menos poluição. O projeto, formalizado pela Lei das Finanças de 1999, funciona assim: as empresas têm acesso a um empréstimo para comprar equipamentos de segurança para os futuros ciclistas. Os funcionários, por sua vez, são estimulados, com isenção de imposto, a comprar sua bicicleta para ir ao trabalho.
O Cycle to Work Scheme (Plano Bicicletas para o Trabalho) tem até guia lançado pelo governo inglês. O Departamento de Transportes esclarece como as organizações podem aproveitar a isenção para manter um sistema que incentiva os funcionários a irem de bicicleta para o trabalho. As empresas, como benefício, ganham uma força de trabalho mais saudável.
No Brasil
Aqui ainda não tem nada disso, mas tem projeto. A ideia é a mesma: incentivar o uso de bicicletas nas cidades. Com o projeto, que tramita no Congresso, bicicletas de fabricação nacional podem ficar isentas do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Hoje, a tributação é de 10%. O tema agora está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Fonte: Zero Hora, 08/03/2010
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