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Passagens de pedestres promovem o "Andar e Pedalar à Escola" de crianças

Uma situação segura do trânsito é mais importante do que áreas de lazer e área verde para aumentar os níveis de atividade física das crianças em áreas residenciais. Essa é a conclusão a que Sanne de Vries (TNO) chega em sua tese sobre o reforço da atividade física nos bairros para crianças. Ela investigou como o comportamento de atividade física das crianças foi afetado pelo desenho de dez bairros urbanos.

As crianças devem estar fisicamente ativas, pelo menos, 60 minutos por dia para ficar em forma e saudável. De Vries aconselha os planejadores urbanos e os funcionários públicos a prestar mais atenção à criação de um ambiente de tráfego seguro na (re)concepção dos bairros. A construção de áreas adicionais de lazer é insuficiente, em sua opinião, para estimular as crianças a serem mais ativas. De Vries mediu os níveis de atividade em 350 alunos pré-escolares e 500 alunos do ensino fundamental, através de diários de atividades e os contadores de passo de alta tecnologia. A maioria destas crianças urbanas provou ser insuficientemente ativa. Isto está relacionado, entre outros fatores, à infra-estrutura de tráfego em seus bairros. Crianças de bairros com muitas passagens de pedestres andam a pé ou de bicicleta para a escola 3 a 5 vezes mais do que as crianças dos bairros com menos passagens de pedestres.

Os níveis de atividade das crianças urbanas também podem ser influenciados positivamente pela presença de ciclovias, calçadas, estacionamentos e rotatórias. Cinco dos dez bairros estudados têm sido redesenhados até agora. Medidas repetitivas irão demonstrar se as crianças tornaram-se fisicamente mais ativas como resultado dessas melhorias. Os resultados serão conhecidos em julho de 2010.

Fonte: Fietsberaad

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