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Exemplo de Sorocaba (SP)

Projeto do prefeito cria 20 bicicletários públicos

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) encaminhará à Câmara projeto que prevê a criação de 20 bicicletários na cidade. O projeto de lei do Executivo já está pronto e deve ser encaminhado à Câmara em breve. Se aprovado, o sistema deve ser implantado, no segundo semestre deste ano, por uma empresa que deverá prestar o serviço com, inicialmente, 20 bicicletários.

A idéia da administração é disponibilizar à população um meio de transporte alternativo e sustentável, e, por consequência, a longo prazo melhorar o sistema de trânsito local, apoiado nas ciclovias já existentes no município. Projetos semelhantes já operam no Rio de Janeiro, em São Paulo e em cidades da Europa como Paris, Barcelona e Londres.

A divulgação dessa iniciativa foi feita ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB). Sem dr detalhes sobre o projeto alegando que, apesar de concluído, ele pretende conversar com os vereadores pessoalmente a fim de explicar os principais benefícios dessa alternativa. Não quero criar especulações, quero falar com eles e explicar detalhadamente o projeto que é muito inovador. No entanto, assumindo otimismo com a ideia, Lippi informou a conclusão da pesquisa realizada pela Urbes - Trânsito e Transportes em meados do ano passado.

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) encaminhará à Câmara projeto que prevê a criação de 20 bicicletários na cidade. O projeto de lei do Executivo já está pronto e deve ser encaminhado à Câmara em breve. Se aprovado, o sistema deve ser implantado, no segundo semestre deste ano, por uma empresa que deverá prestar o serviço com, inicialmente, 20 bicicletários.

A idéia da administração é disponibilizar à população um meio de transporte alternativo e sustentável, e, por consequência, a longo prazo melhorar o sistema de trânsito local, apoiado nas ciclovias já existentes no município. Projetos semelhantes já operam no Rio de Janeiro, em São Paulo e em cidades da Europa como Paris, Barcelona e Londres.

A divulgação dessa iniciativa foi feita ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB). Sem dr detalhes sobre o projeto alegando que, apesar de concluído, ele pretende conversar com os vereadores pessoalmente a fim de explicar os principais benefícios dessa alternativa. Não quero criar especulações, quero falar com eles e explicar detalhadamente o projeto que é muito inovador. No entanto, assumindo otimismo com a ideia, Lippi informou a conclusão da pesquisa realizada pela Urbes - Trânsito e Transportes em meados do ano passado.

Concluímos essa pesquisa que apontou as opções do sorocabano, seus principais trajetos usados, origem e destino, e as principais sugestões de localização dos bicicletários, que serão 20, falou. Segundo ele, após estudos junto a cidades que já contam com esse sistema, a administração chegou numa proposta que não acarretará em ônus à municipalidade.

Nós não teremos custo, será por meio de uma empresa privada, a qual também não terá despesas. Já escolhemos até o modelo das bicicletas que mais se enquadram à nossa cidade, às nossas ciclovias, falou fazendo mistério quanto aos detalhes. Posso adiantar somente que fomentaremos a educação no trânsito, falou mencionando o respeito aos ciclistas e normas de trânsito.

Pesquisa

No ano passado, a assessoria de imprensa da Urbes informou que a empresa Logit Engenharia Consultiva Ltda, especializada na área de transportes da capital, havia sido contratada por R$ 150 mil e que por três meses, a partir de julho, realizaria a pesquisa junto à população sorocabana. O estudo visava percorrer diferentes pontos da cidade, coletando depoimentos com a técnica da preferência declarada.

As questões traçavam um perfil social do cidadão e eram seguidas de oito testes visuais sobre a escolha de opção de transporte como ônibus, bicicleta ou à pé, para percorrer o trajeto entre sua casa e o trabalho. A ideia era registrar o trajeto usado, o preferido pelo entrevistado e o tempo gasto nas duas situações. Ainda segundo a Urbes naquela ocasião, a pesquisa apontaria quais os valores dos, então, futuros investimentos e como o sistema seria implantado.

No Brasil, o Rio de Janeiro e São Paulo contam com o sistema público de bicicletas. O sistema carioca, existente há dois anos, é conhecido como Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicletas de Aluguel (Samba), implantado pela Serttel - empresa pernanbucana.

Concluímos essa pesquisa que apontou as opções do sorocabano, seus principais trajetos usados, origem e destino, e as principais sugestões de localização dos bicicletários, que serão 20, falou. Segundo ele, após estudos junto a cidades que já contam com esse sistema, a administração chegou numa proposta que não acarretará em ônus à municipalidade.

Nós não teremos custo, será por meio de uma empresa privada, a qual também não terá despesas. Já escolhemos até o modelo das bicicletas que mais se enquadram à nossa cidade, às nossas ciclovias, falou fazendo mistério quanto aos detalhes. Posso adiantar somente que fomentaremos a educação no trânsito, falou mencionando o respeito aos ciclistas e normas de trânsito.

Pesquisa

No ano passado, a assessoria de imprensa da Urbes informou que a empresa Logit Engenharia Consultiva Ltda, especializada na área de transportes da capital, havia sido contratada por R$ 150 mil e que por três meses, a partir de julho, realizaria a pesquisa junto à população sorocabana. O estudo visava percorrer diferentes pontos da cidade, coletando depoimentos com a técnica da preferência declarada.

As questões traçavam um perfil social do cidadão e eram seguidas de oito testes visuais sobre a escolha de opção de transporte como ônibus, bicicleta ou à pé, para percorrer o trajeto entre sua casa e o trabalho. A ideia era registrar o trajeto usado, o preferido pelo entrevistado e o tempo gasto nas duas situações. Ainda segundo a Urbes naquela ocasião, a pesquisa apontaria quais os valores dos, então, futuros investimentos e como o sistema seria implantado.

No Brasil, o Rio de Janeiro e São Paulo contam com o sistema público de bicicletas. O sistema carioca, existente há dois anos, é conhecido como Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicletas de Aluguel (Samba), implantado pela Serttel - empresa pernanbucana.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul, 27/05/2010

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