Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Exemplo de Braga/ Portugal: Bike to School

De bicicleta para a escola

Estabelecimento de ensino de Braga colocou 50 bicicletas ao dispor dos alunos


A Escola Básica Frei Caetano Brandão, de Braga, colocou 50 bicicletas ao dispor dos alunos para fazerem o percurso entre casa e o estabelecimento, como medida de protecção do ambiente, disse, esta quarta-feira, fonte do estabelecimento, escreve a Lusa.

A professora Alexandra Araújo adiantou que as 50 bicicletas, colocadas permanentemente na escola, podem ser requisitadas pelos alunos para fazerem o trajeto casa escola, «evitando que os pais os tragam em carro particular poluindo o ambiente e pondo-os a fazer, em alternativa, algum desporto».

O estabelecimento de ensino venceu o concurso «Melhor(ar) a Norte» promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), com o objectivo de «promover soluções inovadoras e exequíveis direccionadas para a melhoria da qualidade do ar».

O projecto, intitulado «Sempre a pedalar, o Ar vai ser melhor» convenceu o júri, tendo o prémio sido entregue esta quarta-feira à escola, em cerimónia presidida, no Parque da Ponte, por Carlos Laje da CCDRN e pelo autarca local, Mesquita Machado.

Em declarações aos jornalistas, o responsável da CCDRN considerou que a iniciativa é um sinal de «boa pedagogia numa matéria que é preocupação comum de todos os cidadãos e da humanidade».

«Isto mostra como se pode transmitir boa informação, de forma interessante, divertida e participada», declarou, considerando que tal «consubstancia um dos caminhos que o ensino, a pedagogia e a informação devem seguir».

Em sua opinião o projecto «leva os jovens a tomar consciência de que somos seres da natureza, mas transcendemos a própria natureza e temos capacidade para a proteger e protegermo-nos a nós próprios», frisou.

O concurso «Melhor(ar) a norte» envolveu 15 escolas do norte do país num total de 4500 alunos.

Fonte: tvi24, 02/06/2010

Nenhum comentário: