Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Férias pedalando

É das melhores formas de conhecer paisagens e países. Descubra o cicloturismo e parta à aventura com segurança!

O verdadeiro cicloturista procura atividades que lhe permitam obter o equilíbrio entre o contato com a natureza e o convívio com os outros. “Ver o mundo de mais perto” é talvez a forma mais concisa de descrever cicloturismo. Mas passear de bicicleta é muito mais do que isso.

É a união do esporte ao lazer, é saudável e, sobretudo, é econômico. E também acessível a todas as faixas etárias e a quase todas as bolsas, já que os praticantes podem determinar o ritmo e trajeto de cada viagem.

O cicloturismo tanto pode ser um passeio pequeno, por entre as ruas desconhecidas até da própria cidade, como uma grande viagem, como de Teresina a Parnaíba ou de São Raimundo Nonato a Pedro II. No entanto, o Brasil ainda não está devidamente preparado para grandes aventuras deste tipo, pois as ciclovias são escassas, tal como os parques de estacionamento e os equipamentos de lazer ou de descanso para os cicloturistas.

Os amantes das bicicletas são, por norma, amigos do ambiente e a escolha deste tipo de transporte nada tem a ver com velocidade ou potência – tal como sucede com os transportes motorizados – mas antes com valorizar e proteger a paisagem.

Preparativos para a viagem

Apesar de poder determinar o seu ritmo e parar sempre que sentir necessidade, para se aventurar pelo país (ou estrangeiro) de bicicleta, o melhor mesmo é preparar-se fisicamente para tal. Comece por fazer pequenos passeios perto de casa e vá aumentando o tamanho do percurso à medida que vai sentindo a sua resistência a aumentar.

A escolha da bicicleta e da roupa é fundamental, já que é essencial sentir-se confortável ao longo de todo o percurso. Quanto à dormida pode, se preferir, deixar-se levar pela aventura e parar no primeiro lugar que lhe parecer mais simpático. Ou então levar consigo uma tenda e material básico, se bem que para tal deva comprar acessórios para incluir uma bagageira na bicicleta. Evite sobrecarregar as costas.

Verifique também o estado dos pneus antes de se lançar à estrada e leve consigo uma bomba (pode sempre ser útil), pipos e um mapa para o caso de se perder pelo caminho. E nunca se esqueça de boa corrente e respectivo cadeado, caso contrário terá de arranjar transporte alternativo para regressar a casa.

Para sua segurança, lembre-se de usar capacete e equipar a bicicleta com refletores, sobretudo se optar por vias onde circulem simultaneamente automóveis e bicicletas. É importante que seja visto, mas também que veja bem o caminho: um farol na dianteira da bicicleta é absolutamente essencial.

Modificado a partir da Fonte: Idade Maior, 06/02/2010

Nenhum comentário: