Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

Bicicleta barata pode sair mais caro

É possível encontrar no varejo brasileiro bicicletas novas, na caixa, zeradas, por R$ 250 - um preço bastante acessível. O caso é que às vezes uma pechincha assim pode pesar no bolso: bicicletas muito baratas às vezes usam peças e materiais de qualidade inferior e o produto pode não durar nem um ano, disse o diretor-executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Moacyr Alberto Paes.

- Pequenos montadores e bicicletarias às vezes vendem peças nem sempre testadas e de qualidade inferior. O consumidor precisa ser alertado na hora da compra. Ele pode acabar comprando um produto mais barato, mas se durar mais de um ano é um milagre.

Ele destaca que no ano passado houve problemas de financiamento, em decorrência dos efeitos da crise internacional - que afetaram a economia brasileira entre o fim de 2008 e até o segundo trimestre de 2009 -, o que acabou provocando a redução na produção – no ano passado foram produzidos 5,3 milhões de unidades, abaixo das 5,8 milhões de 2008. Para este ano a expectativa é de produção de 5,7 milhões.

Outro fator que compromete o desempenho do produto é a concorrência estrangeira: o imposto de importação de peças é menor que o da importação da bicicleta já montada. Com isso, as pessoas vão a bicicletarias e compram as peças para montar a bicicleta, o que acaba saindo mais em conta.

Uso

Já existem diversas ações e planos para favorecer a expansão do uso da bicicleta, lembra Paes, como ciclovias de fim de semana e a da marginal Pinheiros.

- Existem planos para uma semelhante na marginal do Tietê. Mas teríamos condições de aumentar o uso da bicicleta com o estudo e planejamento de rotas alternativas. Quando enfocamos a bicicleta pensamos nas vias de trânsito rápido, como a 23 de Maio, por exemplo, mas há vias paralelas que poderiam servir de rotas alternativas.

Ele destaca que já há conversas ocorrendo com a Prefeitura de São Paulo, “mas o processo é lento”.

Fonte: Portal R7, 11/07/2010

Nenhum comentário: