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Faltam ciclovias para garantir a segurança no trânsito de THE

A bicicleta é um dos meios de transporte mais usados pelos teresinenses, principalmente por ser de baixo custo. Porém, quem precisa se locomo-ver de bicicleta diariamente encontra dificuldades para transitar pelas principais vias da cidade. As ciclovias existentes não apresentam boas condições de uso porque têm muitos buracos, desníveis do asfalto e há grande falta de interligação entre os trechos cicloviários.

De acordo com o Plano Diretor de Transportes da Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), 12% do deslocamento da cidade são feitos por bicicletas. São 52 Km de ciclovias sinalizadas espalhadas pela capital. A maioria dos usuários é de trabalhadores que aderem à bicicleta como meio de transporte como forma de economizar o custo da tarifa cobrada nos ônibus.

É o que confirma o pedreiro José Antônio. "Pagar quase R$ 2 no ônibus faz muita diferença no final do mês. Há muito tempo ando de bicicleta para ir a qualquer lugar e economizo um bom dinheiro", disse. "Mas é muito perigoso, porque as motoristas não respeitam a gente e as ciclovias são poucas", completou.

Douglas Monteiro, diretor de Trânsito da Strans, diz que segundo os dados do Plano Diretor do órgão, Teresina tem uma das melhores ciclovias entre as capitais do Brasil. Ele explica que está previsto mais 57 Km de ciclovias na cidade e que um dos principais problemas a serem resolvidos é a falta de interligação entre os trechos destinados a passagem dos ciclistas. Ele diz que há duas modalidades de trecho: a ciclofaixa, que é a pintura feita no asfalto e a ciclovia, que é a delimitação por meio de canteiro central para as bicicletas.

"A meta é interligar as ciclofaixas e ciclovias para dar continuidade de percurso aos ciclistas. As áreas estão sendo estudadas. Também está prevista a melhoria das que já existem como recapeamento, aberturas para escoamento da água, evitando o acumulo de poças, e o nivelamento do asfalto", garantiu Douglas Monteiro, que aponta a avenida Duque de Caxias, uma das principais da zona Norte, como ciclovia piloto do plano executor de melhorias.

No plano também conta a construção de 15 bicicletários que permitirão aos ciclistas guardarem as bicicletas em local seguro enquanto estão no trabalho. O Centro de Teresina irá comportar boa parte deles. "Será um estacionamento de bicicletas. Existem vários modelos de bicicletário e estamos analisando o que melhor se adequa as necessidades da população", disse Douglas.

Diferente do que ocorre nas cidades mais ao Sul do Brasil, a bicicleta é mais usada como meio de locomoção para benefícios a saúde e para lazer. Em Teresina a bicicleta é utilizada para meio de transporte por 12% da população da capital.

Fonte: 180graus, 24/07/2010

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