Fale conosco

pedale.piaui@yahoo.com.br

USP terá bicicletas para alunos e funcionários

A USP (Universidade de São Paulo) irá instalar, até o final do ano, um sistema de compartilhamento de bicicletas para facilitar a locomoção de alunos, professores e funcionários pela Cidade Universitária.

Chamado PedalUSP, o projeto custará aproximadamente R$ 500 mil para a implantação, segundo o coordenador do programa Campus Sustentável, Eduardo Barbosa.

No total, serão cem bicicletas espalhadas por dez estações em pontos estratégicos do campus do Butantã. Com uma carteirinha de identificação, o usuário pode retirar a bicicleta em uma estação e devolvê-la em qualquer outra da universidade.

O usuário terá uma hora para devolver a bicicleta gratuitamente. Depois disso, será cobrada uma taxa de utilização.
Segundo Barbosa, a tarifa servirá para incentivar o uso correto do serviço.

“A ideia é que as bicicletas sejam usadas como meio de transporte, não como objeto de lazer.” O projeto foi criado por dois engenheiros mecatrônicos que criaram o protótipo para o trabalho de conclusão de curso.

A dupla se inspirou no modelo francês e adaptou o formato para as áreas da Cidade Universitária. A proposta do PedalUsp inclui, ainda, a criação de quatro faixas exclusivas para bicicletas dentro do campus.

Fonte: eBAND, 25/08/2010

Pedalar ao saber? Aqui.

Nenhum comentário: