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Cidades das bicicletas

O site Tonic publicou uma lista das cinco cidades mais amigáveis ao uso da bicicleta como meio de transporte. A seleção, recém-saída do forno, é uma espécie de resumo das muitas listas semelhantes encontradas na internet. Abaixo, as justificativas dadas pelo site, em tradução livre (e apressada):

1. Copenhague, Dinamarca
A cidade com a sexta maior qualidade de vida no mundo também registra o maior número de ciclistas. Coincidência? Provavelmente não. Na “Cidade das Bicicletas”, praticamente todo morador tem uma. Copenhague oferece empréstimo gratuito de bicicletas e ciclovias com sinalização própria. Há até um bairro – Christiania – completamente livre de carros. E, como as autoridades planejam dobrar os investimentos em infra-estrutura para bicicletas nos próximos três anos, a cidade campeã só tende a melhorar.

2. Amsterdã, Holanda
Amsterdã, conhecida por muitos como a capital mundial das bicicletas, tem 400 km de fietspaden (ciclovias e ciclofaixas), a maior parte com sinalização própria e placas que dizem Uitgezonderd (exceções), para indicar que bicicletas e motonetas estão dispensadas de obedecer às restrições de trânsito. A cidade está construindo um estacionamento para 10 mil bicicletas na estação central de trens.

3. Davis, Estados Unidos

Davis, uma das primeiras cidades dos EUA a iniciar um planejamento de fato e a incorporar as bicicletas ao seu sistema de transporte, tem cerca de 160 km de ciclovias e ciclofaixas, de acordo com o site Virgin-Vacations. Está na categoria platinum da lista de cidades amigáveis organizada pela Bicycle Friendly Community. Há uma bicicleta até em seu emblema oficial. Como a Universidade da Califórnia em Davis mantém uma proibição quase total à circulação de carros no campus e os moradores decidiram acabar com os ônibus escolares, o uso da bicicleta no transporte é maciço. E a maioria das pessoas não se importa em pedalar, já que o terreno plano e o clima ameno tornam a atividade prazerosa.

4. Barcelona, Espanha
O serviço Bicing, lançado em 2007, permite que moradores e turistas solicitem um cartão para retirar uma bicicleta em qualquer dos cerca de cem pontos que se espalham pela região metropolitana, usá-la dentro dos limites da cidade e devolvê-la na mesma rede de estações. Também há, em Barcelona, um “anel verde” para ciclistas em torno da cidade e 3.250 vagas para bicicletas nas ruas. (A cidade está construindo uma grande garagem subterrânea para bicicletas.) São duas semanas por ano dedicadas à bicicleta: a Semana da Mobilidade Sustentável e Segura, em setembro, que inclui a celebração do Dia Mundial Sem Carro (22), e a Semana da Bicicleta, em maio, quando se realiza o Festival da Bicicleta. Os ciclistas dispõem, ainda, de ciclovias e ciclofaixas permanentes na cidade.

5. Portland, Estados Unidos
As vias para bicicletas em Portland passaram de 100 km para 400 km desde o início da década de 1990. O uso da bicicleta quadruplicou no período, sem elevação do número de acidentes. A estatística impressionante deve-se, provavelmente, à forte cultura ciclística da cidade e, desde 2000, ao programa Create a Commuter. A iniciativa, que ajuda a qualificar adultos de baixa renda, promove a bicicleta como um meio de transporte barato e confiável, oferecendo gratuitamente aos participantes cinco horas de treinamento em manutenção e segurança, além de uma bicicleta totalmente equipada – com luzes, cadeado, capacete, bomba de ar, ferramentas, mapa e proteção contra a chuva.

Fonte: Pedaladas Capitais, 04/09/2010

Projetos para Cidades Amigas da Bicicleta aqui.

Um comentário:

Renato disse...

"A cidade com a sexta maior qualidade de vida no mundo também registra o maior número de ciclistas. Coincidência? Provavelmente não."

Realmente não, e o criador da nossa Ciclofaixa de lazer, Walter Feldman foi quem começou a olhar para essa questão com outros olhos, afinal, precisamos nos conscientizarmos e trocarmos nossos carros pelas nossas bicicletas, além de mais barato, é mais saudável.

http://bit.ly/aOJzBZ